Aguarde...

cotidiano

Mais 81 casos de covid-19 são confirmados neste domingo (02)

Araraquara está com 1.999 casos confirmados da doença, 1.699 já saíram dela

| ACidadeON/Araraquara

UPA Vila Xavier será referência no atendimento de suspeitas da covid-19 (Foto: Amanda Rocha)
Atualizada às 12h

Araraquara confirma mais 81 casos de coronavírus neste domingo (02), foram analisadas 271 amostras de exames, De acordo com Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, são 1.999 casos confirmados da doença na cidade, sendo que 281 permanecem em quarentena e 1.699 já saíram. Aguardam resultado de exames 233 amostras.

Hoje, 58 pacientes estão internados. Destes, 42 estão em enfermaria 12 suspeitos e 30 casos confirmados. E 16 pacientes estão internados em UTI 4 suspeitos e 12 confirmados. Do total de 58 internados, 45 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.  


"Alertamos a população de Araraquara à esta situação, está aumentando muito os casos positivados na cidade. Hoje os pacientes que são testados dão em média 30% positivados, já tivemos números melhores, com 15%. Isso significa que não estamos respeitando o isolamento social, só deve sair de casa aquele que precisa sair, o restante deve permanecer em casa. Muitos casos graves podem ocorrer enquanto não tivermos uma vacina efetiva, temos que respeitar o isolamento", frisa a secretária de Saúde Eliana Honain. 


A taxa de ocupação de leitos de enfermaria da cidade é de 49% e de leitos de UTI é de 28%. Foram notificados, até o momento, 19 óbitos decorrentes de Coronavírus e 1 óbito suspeito, que aguarda o resultado do exame.

Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.  

Segundo a secretária, o Comitê vai ser reunir extraordinariamente para delimitar novas ações para o controle do isolamento social, lembrando que cabe a cada um a responsabilidade do cumprimento do isolamento social, que significa não fazer visitas, reuniões familiares ou sair desnecessarimente.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura. 

A partir desse último sábado ( 01) , o Polo de atendimento e triagem para Coronavírus, instalado na UPA da Vila Xavier, conta com mais um equipamento para diagnóstico de casos de Covid-19. O equipamento de imunofluorescência aponta se o paciente apresenta uma proteína criada pelo vírus, mostrando o resultado em até duas horas. O aparelho está sendo utilizado para pacientes acima de 50 anos, agilizando ainda mais as internações. 




Mais do ACidade ON