Aguarde...

cotidiano

Veja regras que passam a valer nesta segunda em Araraquara

Decreto publicado no último sábado (1) amplia vigência da fase de transição, seguindo o Plano SP

| ACidadeON/Araraquara

Comércio poderá atender presencialmente, por oito horas diárias, entre 6 às 20 horas (Foto: Amanda Rocha)
 

Novas regras passam a valer a partir desta segunda-feira (3), em Araraquara. Um novo decreto foi publicado no último sábado (1), ampliando a vigência da fase de transição, em acordo com o Plano São Paulo. 

No documento, uma das alterações é a ampliação no período de funcionamento do comércio, por oito horas diárias, entre 6 e 20 horas, com regras de distanciamento e higiene. 

A mesma regra vale para serviços em geral, galerias, óticas, comércio de produtos médico-hospitalares, salões de beleza, barbearias, escritórios, também com distanciamento e higiene obrigatórios. 

O mesmo horário de atendimento presencial vale para os shoppings centers de Araraquara, porém, de segunda-feira a domingo. 

Música ao vivo em bares e restaurantes também foi liberada em Araraquara, desde que não haja instrumentos de sopro e reúna no máximo cinco músicos. 

Cinemas, teatros e casas de shows também podem funcionar, assim como a realização de convenções, porém, todos possuem regras próprias e protocolo de higiene. 

ENTENDA MELHOR AS REGRAS:

BARES E RESTAURANTES
Pode atender presencialmente com consumo no local, de segunda a domingo, por até oito horas, entre 6 e 20 horas. O estabelecimento deve respeitar o limite de 25% da capacidade.

Em bares e restaurantes também há obrigatoriedade dos consumidores sentados às mesas, dispostas em dois metros de distância uma da outra e limite de quatro pessoas em cada.

A novidade para o setor é a liberação de música ao vivo, com presença de até cinco músicos, sem instrumentos de sopro e com uso obrigatório de máscaras. 

CINEMAS, TEATROS E CASAS DE SHOWS
Fica permitido o funcionamento de cinemas, teatros e casas de shows em Araraquara, de segunda a domingo, entre 6 e 20 horas. Há limite de 40% da capacidade total nos locais. 

A ocupação de poltronas ou arquibancadas deve ser com lugares sentados alternados, exceto para pessoas de um mesmo grupo. É obrigatória a higienização completa antes de cada sessão. 

O decreto covid prevê ainda a obrigatoriedade de controle de entrada e saída das sessões, com hora e assentos marcados. 

EVENTOS E CONVENÇÕES
Estão permitidas pelo decreto covid a realização de eventos e convenções. Porém, para isso, é preciso seguir as regras aplicáveis a restaurantes e informar à Prefeitura da realização. 

Para participantes maiores de 16 anos é necessária a apresentação de teste negativo para covid-19 emitido em prazo inferior a 48 horas de realização do evento. 

Há possibilidade de apresentação do certificado de vacinação em duas doses, com data de aplicação da segunda dose no mínimo 15 dias antes da data do evento. 

O local deve respeitar o limite máximo de 40% da capacidade total e, caso a ocupação seja de 25%, é facultada a dispensa da comprovação de vacinação. 

ACADEMIAS
No caso das academias, é permitido funcionamento em dois períodos diários de quatro horas, sendo manhã e tarde, até no máximo 20 horas. O limite é de 25% da capacidade total. 

Estão permitidas aulas práticas e individuais, com presença de, no máximo, um aluno a cada quatro metros quadrados do estabelecimento. Deve ter distancia de dois metros entre alunos. 

PRAÇAS E PARQUES
Estão permitidas atividades individuais em praças públicas de Araraquara, porém, os parques públicos seguem fechados na cidade, sem acesso ao público. 

No caso das praças, é preciso respeitar o distanciamento de dois metros entre as pessoas e uso de máscara de proteção, cobrindo nariz e boca. 

OUTRAS REGRAS
Segue valendo o toque de restrição na cidade, proibindo a circulação de pessoas sem justificativa no período das 21 às 5 horas. 

A Prefeitura também segue a investigação ativa de casos positivos, com aplicação de testes obrigatórios nos setores econômicos e bairros. 

Caso sejam encontrados dois ou mais casos positivos, o estabelecimento será interditado, por, no mínimo sete dias. Os demais presentes no local devem cumprir quarentena domiciliar. 

Outra regra segue válida em Araraquara é a que prevê novo lockdown caso a taxa de confirmações de casos cresça novamente e bata a marca de 30% em três dias consecutivos.









Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON