Aguarde...

cotidiano

Araraquara tem 953 doentes com covid-19 e segue em estado de alerta

Nesta sexta-feira (4) mais três mortes foram confirmadas e o prefeito Edinho Silva (PT) fez pedido para que população tome cuidado

| ACidadeON/Araraquara

Santa Casa de Araraquara recebe pacientes de toda a região (Foto: Amanda Rocha)
 
Araraquara registrou nesta sexta-feira (4) mais três mortes em decorrência da covid-19. As vítimas mais recentes são todas homens, de 50, 55 e 86 anos.  

Sendo assim, Araraquara soma, até o momento, 454 mortes decorrentes de covid-19.

Também nesta sexta, mais 252 casos positivos de coronavírus, o equivalente a 18,36% de 1.372 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 26,94% de 902 amostras, sendo, destas, 243 positivados. 

Araraquara soma 22.182 casos confirmados de covid-19. 

Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus mantém neste boletim o sinal de alerta para toda a cidade, considerando a taxa de positividade registrada hoje, que foi superior a 20% dos testes em indivíduos com sintomas sugestivos de Covid-19, e a taxa dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos), que foi superior a 15%.

Diante de mais um sinal de alerta, o Comitê volta a chamar a atenção para a importância do cumprimento das medidas sanitárias que podem conter a transmissão do vírus na cidade. Os números da situação epidemiológica vêm sendo analisados rigorosamente pelo Comitê.

O Comitê reforça ainda que, de acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

Em relação à situação epidemiológica, do total de confirmados, 953 permanecem em quarentena e 20.775 já saíram. Aguardam resultado de exames 1.416 amostras. 

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 3 de junho, 470 testes, em 20 estabelecimentos, sendo 9 positivados em diferentes estabelecimentos dos setores de serviços, comércio e indústria.

Hoje, 181 pacientes estão internados. Destes, 98 estão em enfermaria 2 suspeitos e 96 confirmados. E 83 confirmados estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 61% de leitos de enfermaria e 81% de UTI.

Do total de 181 internados, 89 são moradores de Araraquara e 92 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 48 estão em enfermaria e 44 estão em UTI.




Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON