Especial Covid-19

Especial coronavirus

Araraquara reduz número de leitos exclusivos para covid-19

Informação foi anunciada durante boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus

| ACidadeON/Araraquara -

Antigo Pronto Socorro do Melhado possui leitos de enfermaria para covid-19 (Foto: Tetê Viviani/Secom)
 

Araraquara anuncia, nesta quarta-feira (28), a redução no número de leitos exclusivos para atender pacientes com covid-19. A informação foi divulgada durante boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus e, segundo a Prefeitura, ocorre na rede pública e particular.  

Questionada pelo ACidade ON, a administração municipal afirma que entre as unidades administradas por ela, apenas leitos de enfermaria que não vinham sendo ocupados foram fechados. De 45 leitos de enfermaria na unidade de retaguarda do Melhado passa para 20. 

Ainda de acordo com a Prefeitura, caso a situação epidemiológica mudar e houver necessidade, os números de leitos podem ser alterados novamente. "Por enquanto, não estão sendo ocupados, felizmente, então foram reduzidos".   

Mesmo com a redução no número de leitos, a Saúde municipal apresentou que a ocupação de leitos é de 49% em unidades de enfermaria e 63% de UTI. No dia anterior, essa porcentagem era de 36% de leitos de enfermaria e 48% de UTI.

LEIA TAMBÉM 

Jovem de 29 anos e mais uma idosa morrem com covid em Araraquara

Procurada, a secretaria de Estado de Saúde afirma que monitora o cenário da covid-19 em todas as regiões, incluindo Araraquara, que registra queda nas ocupações e hoje apresenta 65,5% de ocupação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 36,7% em enfermarias. 

O órgão explica que em 28 de junho, a taxa de ocupação nas UTIs era de 85,6%. 

No Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB) também há redução nos leitos ofertados exclusivamente para pacientes com covid-19. Atualmente, são 37 leitos exclusivos, sendo 22 de UTIs. Segundo o Estado, oito leitos de UTI foram remanejados para outras enfermidades. 

"Isso faz parte da rotina de trabalho dos gestores, que analisam tecnicamente o redirecionamento de parte dos leitos para atender pacientes com outras patologias. Toda medida é baseada em monitoramento do cenário e planejamento da rede, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário. A assistência a qualquer cidadão da região de Araraquara está garantida e se necessário pode ocorrer redirecionamento de leitos exclusivos para covid-19", diz em nota. 

A Prefeitura não soube informar e especificar quantos leitos teriam sido fechados nas unidades particulares de Araraquara. 

BALANÇO DE ATENDIMENTOS
Também durante o boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus, a secretária da Saúde, Eliana Honain, apresentou balanço sobre os atendimentos realizados na cidade até esta quarta (28). 

Segundo apresentado, o polo de triagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier realizou, desde o início da pandemia, 91.541 atendimentos. 

O Hospital de Solidariedade teria atendido até o momento 1.685 pessoas, enquanto a unidade de retaguarda do Melhado teria sido responsável por acolher 563 pacientes. 

A cidade também divulgou os números de atendimentos pelo Disque-Saúde, que recebeu 21.756 ligações desde o início da pandemia, no ano passado. 

Em relação a testagem em massa para identificar casos confirmados de covid-19, a Prefeitura aplicou até o momento o total de 210.708 testes na cidade.

Mais notícias


Publicidade