cotidiano

Especial coronavirus

Araraquara terá ambulatório para pacientes com sequelas da Covid

Unidade será aberta por meio de parceria entre Secretaria Municipal da Saúde, Uniara e Santa Casa; pós-Covid representa 20% dos atendimentos em consultórios

| ACidadeON/Araraquara -

Eliana Honain, secretária municipal da Saúde: parceria será com Santa Casa e Uniara (Foto: Amanda Rocha)
Araraquara terá um ambulatório voltado ao atendimento de pacientes com sequelas ligadas à Covid. A informação é da secretária municipal da Saúde, Eliana Honain.

"Será uma parceria entre Uniara (Universidade de Araraquara), Hospital Santa Casa e Secretaria Municipal da Saúde, usando estrutura e profissionais do município", disse Eliana.

Os casos pós-Covid representam 20% dos atendimentos em consultórios na cidade. São pacientes que têm procurado por especialistas após se recuperarem da doença. Muitos tiveram complicações e outros simplesmente buscam por exames preventivos.

PREOCUPAÇÃO

De acordo com a médica pneumologista Renata Arbex, a preocupação dos pacientes se refere principalmente aos pulmões, principal órgão atacado pela doença. Por isso, a procura deste tipo de paciente em seu consultório chegou a representar 90% dos atendimentos e hoje ainda supera os 20%.

Os rins são o segundo órgão mais afetado pela Covid-19. Em casos mais graves, o paciente chega a precisar de hemodiálise. Geralmente, as complicações são silenciosas.

O médico nefrologista Henrique Carrascossi disse que os pacientes pós-Covid representam de 20 a 30% dos atendimentos realizados no consultório atualmente.

Leia mais sobre o assunto aqui: Pós-Covid representa 20% dos atendimentos em consultórios.

Mais notícias


Publicidade