Latas de bebidas, garrafas plásticas, confete e serpentina. Para dar conta do lixo produzido durante o Carnaval, o DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) de Araraquara reforçou o cronograma de limpeza dos locais dos eventos.
O Carnaval em Araraquara começa oficialmente no próximo sábado (10) e segue até terça-feira (13). Confira a programação completa aqui.
Segundo a autarquia, também serão disponibilizados lixeiras e containeres nos eventos organizados diretamente ou em parceria com prefeitura.
“Divirta-se, aproveite a festa e faça sua parte, reduza a quantidade de lixo e resíduos gerados, não jogue o lixo no chão, procure uma lixeira mais próxima ou leve sacolas plásticas para ensacar e descartar corretamente o seu lixo“, orientou.
De acordo com o Código de Posturas do município, os estabelecimentos comerciais, clubes, casas de diversões públicas e similares são obrigados a recolher o lixo produzido pelos seus consumidores.
Pelo Código, os eventos particulares realizados em espaços públicos ou privados devem oferecer lixeiras, além de realizar a limpeza do local e seu entorno.
Nos casos em que ocorra negligência por parte do estabelecimento e esse serviço venha a ser efetuado diretamente pelo poder público, a prefeitura poderá cobrar uma taxa de limpeza equivalente a 30 UFM (trinta Unidades Fiscais Municipais) por ocorrência, ou seja, R$ 2,2 mil.