A Defesa Civil registrou aproximadamente 30 ocorrências de quedas de árvores em Araraquara, causadas pela forte tempestade que atingiu a cidade na tarde do último domingo (19). Os lugares com mais quedas registradas foram a região Central e os bairros próximos.
Segundo a Pasta, não houveram vítimas ou mesmo ocorrências de estragos graves. Mesmo com a chuva 40.4 milímetros (durante o dia todo), apenas um ponto da cidade alagou, mas foi rapidamente escoado de acordo Luiz Dell’acqua, coordenador da Defesa Civil de Araraquara.
Chuvas fortes na cidade
Uma forte chuva atingiu Araraquara na tarde de domingo (19). Na última quarta-feira (15) a Defesa Civil do Estado de SP havia emitido um alerta sobre o risco de temporal no fim de semana em partes do estado, com ventania, raios e até granizo.
Em Araraquara, o volume de chuva previsto era de 80 milímetros de sexta-feira (17) a domingo (19). A previsão da Defesa Civil de SP era de que os ventos pudessem chegar a 100 km durante a chuva em municípios do litoral e interior.
Apesar de não ter causado estragos significativos em Araraquara, os ventos chegaram a derrubar uma árvore em cima de um veículo, na Avenida João Batista de Oliveira, na Vila Xavier. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e, apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Rede de energia afetada
Houve queda de energia em Araraquara durante a chuva. Segundo a CPFL Paulista, a chuva provocou danos na rede elétrica em alguns pontos da cidade, devido à queda de árvores e objetos arremessados com a velocidade do vento.
Ainda de acordo com a companhia, as equipes foram mobilizadas para os trabalhos de recomposição das estruturas afetadas e a maior parte dos clientes já teve o fornecimento restabelecido.
A empresa orienta que os clientes que ainda estejam sem energia entrem em contato pelo Aplicativo CPFL Energia, pelo site, SMS 27304 ou WhatsApp (19) 99908-8888.