Nas últimas 24h, Araraquara confirmou mais 80 casos positivos de dengue. O município chegou a 16.395 casos de dengue em 2025 segundo boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde nesta quinta-feira (5).
O número de internações caiu nesta quinta, de nove para sete pacientes hospitalizados em entidades públicas e privadas da cidade. Atualmente, 526 moradores aguardam o resultado de exames laboratoriais para confirmação ou descarte da doença.
A cidade enfrenta sua terceira maior epidemia da doença na última década. A faixa etária mais atingida segue sendo a de 35 a 49 anos. Desde o início do ano, Araraquara confirmou seis mortes provocadas pela dengue. Outros 14 óbitos estão sob investigação.
Onde procurar atendimento para dengue em Araraquara?
Para atender à demanda de casos suspeitos, a Prefeitura possui uma unidade exclusiva para atendimento no antigo CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região). Além disso, cinco unidades de saúde passaram a atender em horário ampliado diariamente – Selmi Dei 4, Cecap, Santa Angelina, Melhado e Jardim Paulistano funcionam até as 20h30. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30.
O dengário funciona diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h, e está localizado na Rua Antônio Ivo Magnani, 430, na Fonte Luminosa. O espaço possui pontos de hidratação para atendimento adequado de adultos e pré-adolescentes a partir de 11 anos. Crianças de até 10 anos devem buscar atendimento nos postos de saúde ou, em casos de urgência, na Unidade de Retaguarda do Melhado ou na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Valle Verde. Adultos devem procurar as UPAs do Valle Verde e da Vila Xavier ou a Unidade de Retaguarda do Melhado em caso de emergência.
A administração municipal informou ainda que implantou pontos de hidratação nas 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Paralelamente, a vacinação de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos ocorre em todos os postos de saúde. Basta levar a carteira de vacinação e um documento com foto.

