Nesta quarta-feira (15), Araraquara alcançou 13.271 casos confirmados de dengue no ano de 2022. O número foi divulgado pela Vigilância que aponta 151 casos em janeiro, 703 casos em fevereiro, 5.017 em março, 3.341 em abril, 3.540 em maio e 519 em junho.
Neste ano, 17 óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.
COMBATE
Os agentes de combate a endemias da Gerência de Controle de Vetores retornam ao trabalho de vistoria em busca de possíveis criadouros da dengue nesta próxima sexta-feira (17).
A ação será realizada em residências do Jardim Viaduto, ao mesmo tempo em que a nebulização atuará na Vila Santa Maria e o fumacê será aplicado no Santana.
Já na segunda-feira (20), o bloqueio contra criadouros será realizado nos bairros da Vila Vieira, Jardim Paulistano, Jardim Pinheiros e Altos do Pinheiros II, enquanto a nebulização terá sequência na Vila Santa Maria e o fumacê segue no Santana.
A Prefeitura realiza a vistoria em uma média de 30 mil casas por mês e em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada, porém vale considerar que 80% dos criadouros de dengue se encontram nas residências, o que torna ainda mais importante a permissão por parte dos moradores.
ALERTA
A Gerência de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde também alerta os moradores que estão recebendo a visita da Vigilância Epidemiológica para que eles fiquem atentos à identificação dos agentes.
O motivo do alerta se deve ao risco de golpistas se aproveitarem das inspeções que estão sendo feitas para entrar nas residências e cometer delitos.
A Vigilância Epidemiológica destaca que é imprescindível que a população participe da luta contra a dengue, autorizando o acesso aos quintais e residências para a eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença, mas é importante prestar atenção na identificação do agente antes de permitir o acesso à residência.
Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica trabalham sempre uniformizados, com camiseta cinza e colete marrom, além de circularem em carros oficiais. Já os supervisores circulam com camiseta verde, com identificação da Vigilância.
Em caso de dúvida sobre a identificação da equipe, o morador pode ligar no Controle de Vetores, nos telefones 3303-3123 e 3303-3124.
SINTOMAS
Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.