“A gente não pode deixar que todo este atendimento entre em colapso”, disse o diretor-geral da Santa Casa, Rogério Bartkevicius, em relação à grave crise financeira que afeta o hospital. A declaração foi dada nesta terça-feira (19) em entrevista à Rádio CBN.
Rogério Bartkevicius justificou que a crise afeta todas as Santas Casas e hospitais filantrópicos do país. Segundo ele, os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) não cobrem os custos com os atendimentos prestados.
Para exemplificar, o diretor do hospital disse que, para cada R$1 gasto no atendimento, R$0,40 saem do próprio bolso. “Por isso que os hospitais, como é o caso da Santa Casa de Araraquara, recorrem a empréstimos, à captação de recursos, aos planos de saúde, para poder fazer o pagamento desta diferença”, explicou.
A Santa Casa de Araraquara é referência para 24 municípios da região, que juntos somam mais de 1 milhão de habitantes. Dos atendimentos oferecidos, 90% são ao SUS.
Por ano, o hospital realiza mais de 250 mil atendimentos, além de exames e diagnósticos e tratamentos de oncologia. Porém, nas últimas semanas, pacientes relataram cancelamento de cirurgias, demoras em atendimentos e transferências para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Rogério Bartkevicius também afirmou que as contas do hospital estão no portal da transparência e que a população pode consultar onde os recursos são alocados.
“Muitas vezes, a gente recebe críticas: o que está acontecendo com a Santa Casa?. A gente está aberto para explicar porque é um problema de subfinanciamento”, afirma.
ABRACE ESTA SANTA CAUSA
Para sensibilizar a população sobre a crise financeira e o risco de redução de serviços e leitos, a Santa Casa realiza no final da tarde desta terça-feira (19), um “abraço” em prol da entidade, que tem 120 anos de existência.
“É muito mais que um símbolo, é uma demonstração de afeto e carinho”, disse o diretor do hospital.
A concentração tem início às 17h30, na Rua Voluntários da Pátria, no Centro da cidade, em frente à recepção principal do hospital.
O hospital também oferece canais para destinação de recursos. Informações podem ser obtidas AQUI.