O governo de São Paulo está alertando para a necessidade de doadores de sangue para evitar o risco de cancelamento de atendimentos e cirurgias.
A situação é crítica nos bancos de sangue e o abastecimento regular é necessário para o atendimento de todas as instituições de saúde.
Em Araraquara, a situação não é diferente, como alertou o responsável técnico pelo Hemonúcleo, Reinaldo Bonfá. O sangue tipo O negativo e A negativo são os que mais estão em falta.
“Nós atendemos entidades, três hospitais e é importante doar porque a situação está bastante complicada. Estamos com um alto consumo e isso tem desabastecido a cidade. O tipo A negativo e O negativo está pior, tivemos dificuldades com pacientes com traumas e sangramentos. A situação está difícil”, reforçou.
O coordenador também falou sobre o tempo de espera para doar em caso de vacinação contra a covid-19 ou contaminação pela doença.
“São sete dias para a vacina AstraZeneca e Pfizer e dois dias em relação a Coronavac. Se a pessoa não teve nenhum sintoma de covid, 10 dias são suficientes. Caso a pessoa teve sintoma é um mês, e se esteve internado, são três meses . Já para quem ficou na UTI são seis meses para fazer a doação de sangue”, explicou.
Bonfá também ressaltou os protocolos de segurança adotados pelo Hemonúcleo e destacou alguns dos principais requisitos para quem quiser fazer uma doação.
Agendar a doação de sangue é o primeiro passo e ter acima de 18 anos. Lembrando que estar com a saúde em dia é imprescindível.
“Tem que fazer agendamento para que o fluxo seja rápido e em geral as pessoas tem ficado no máximo 1 hora para doar. A pessoa tem que ter 18 anos e pode doar até os 60 anos. Caso já seja doar, pode doar até os 69 anos . Outra questão é que tem que vir alimentado, mas não pode comer nada gorduroso de manhã, como ovos, linguiça. Só fazemos coleta de manhã. Tem que estar com boa saúde e sem nenhuma doença infecciosa nos últimos 15 dias. Alguns remédios impedem, como remédio para pressão, sempre é bom ligar e se informar”, frisou.
COMO DOAR SANGUE?
Os interessados em doar podem procurar a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, na Avenida da Saudade, 58 – Centro.
As doações são feitas por agendamento e mais informações podem ser obtidas pelo (16) 3301 6102.