Dois meses após a reinauguração – reabriu em 16 de março -, o aeroporto “Bartholomeu de Gusmão”, em Araraquara, segue sem receber voos comerciais para qualquer destino. O local contou com investimentos de R$ 1,6 milhão para obras estruturais e melhorias de navegação.
VEJA TAMBÉM
Após anúncio da Petrobrás, confira o preço nos postos de Araraquara
Ferroviária busca quebrar jejum de gols contra a Inter de Limeira
Inicialmente, a promessa era de que os voos regulares operados pela Azul Linhas Aéreas entre Araraquara e Campinas pudessem ser retomados a partir do segundo semestre, porém, a empresa informou à reportagem não possuir uma previsão para retomar essa rota.
“A Azul informa que, como empresa competitiva, está atenta ao mercado e avalia constantemente as possibilidades de demanda na região, além de estar antenada às novas possibilidades de negócios e incremento em sua malha. No entanto, neste momento, não há previsão de retorno desta rota”, disse em nota ao acidade on.
Enquanto não recebe voos comerciais, a Rede Voa informou que entre janeiro e abril foram registrados 7.146 movimentos entre pouso e decolagem no “Bartholomeu de Gusmão”. Segundo a operadora do aeroporto, os voos recebidos foram executivos e de aviação geral.
”A Rede VOA preparou o aeroporto para o retorno dos voos comerciais, mas essa decisão depende da companhia aérea. Lembramos que a Azul tem o compromisso de voar diariamente para Araraquara em cumprimento ao acordo de redução de ICMS junto ao governo estadual”, completou a empresa, ao ser questionada sobre a retomada dos voos comerciais.
Sem voos comerciais há mais de três anos, o aeroporto de Araraquara foi arrematado pela Rede Voa como parte do lote Sudeste de um leilão promovido pelo governo de São Paulo, na gestão João Dória (PSDB), em 15 de julho de 2021, na B3, Bolsa de Valores paulista.
Na oportunidade, foram arrematados também os aeroportos de Ribeirão Preto, Sorocaba, Avaré, Bauru-Arealva, Franca, Guaratinguetá, Marília, São Carlos, Registro e São Manoel. A chegada da VOA rendeu expectativa devido ao aporte prometido de R$ 16 milhões.
A concessionária assumiu a operação em Araraquara em 1º de abril do ano passado e desde então vinha atuando para deixar o aeroporto operacional. No último dia 16 de março, o espaço foi reinaugurado com promessa de retomar os voos comerciais ainda este ano.
O “Bartholomeu de Gusmão” não recebe voos comerciais desde 23 de março de 2020, incialmente, devido à pandemia da covid-19. Os voos seriam retomados em 30 de junho do mesmo ano, porém, a doença se agravou e a retomada da linha para Campinas ficou incerta.
LEIA MAIS
Estudo afirma que vacina contra chikungunya tem resultados promissores