Passados 45 dias do início do Censo 2022, apenas 40% do público-alvo foram entrevistados, em Araraquara. A meta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) era de ter ouvido pelo menos metade neste período.
Na cidade, cerca de 90 mil imóveis serão visitados pelos agentes até o dia 31 de outubro.
VEJA TAMBÉM
90 mil imóveis começam a ser visitados pelo IBGE em Araraquara
Em Araraquara, família pede explicações após desapropriação de túmulo
Para o coordenador do IBGE em Araraquara, André Cavalieri, um dos motivos para o atraso no planejamento é a resistência de muitos moradores em confirmar informações pessoais por medo de golpes.
Existe também a resistência em fornecer informação e outros fatores. A população parece que está mais arredia no pós-pandemia. Então, a gente tem enfrentado uma série de dificuldades”, pontuou.
Outro receio, segundo Cavalieri, seria o receio dos moradores em atender os agentes recenseadores.
“Tem uma série de fatores, mas o mais preponderante é o medo de golpe, principalmente, porque muitas pessoas estão trabalhando durante o período comercial. Então, o agente acaba retornando logo após o horário, mais para o final da tarde, começo da noite, ou às vezes no fim de semana, e a população acaba associando a uma tentativa de golpe porque tem em mente que o recenseador só trabalha em horário comercial”, avaliou.
Ao todo, 130 recenseadores e 25 supervisores estão percorrendo os bairros para visitar os domicílios da população. Todos estão identificados com crachá, colete e boné.
É possível ainda confirmar a identificação dos agentes através de um QR Code disponível no crachá do entrevistador e que redireciona para área de identificação no site oficial, ou pelo telefone 0800 721 8181.
Segundo o coordenador do IBGE, para realizar a confirmação, o cidadão precisa fornecer apenas o nome, matrícula ou CPF do recenseador.
“A gente sabe da importância do Censo para o planejamento e desenvolvimento do país. É um questionário muito rápido, que não leva mais que 10 minutos para responder, e não vai tomar muito tempo de quem está respondendo”, concluiu.