Em aproximadamente 30 minutos, Araraquara registrou 68 milímetros de chuva na noite da última terça-feira (18), de acordo com a Defesa Civil do município. O volume elevado em pouco tempo provocou quedas de árvores, desligamentos da rede elétrica e transtornos em pelo menos duas unidades de ensino. (Veja vídeo no fim da matéria)
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Canal no Whatsapp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Na Escola Municipal Caic Rubens Cruz, no Selmi Dei, a água invadiu uma sala de aula por meio do sistema de iluminação. O mesmo ocorreu no auditório do Centro Paula Souza, no Centro.
A Prefeitura informou que, apesar do transtorno, as aulas estão transcorrendo normalmente. Segundo a secretaria municipal da Educação, trata-se de um problema crônico em decorrência do projeto de construção, elaborado pelo Governo Federal em 1996.
“Para solucionar definitivamente essa questão, a Prefeitura de Araraquara está conduzindo a elaboração de um novo projeto de reforma geral para os CAICs, que está sendo desenvolvido por uma empresa especializada. Assim que concluído, uma parte do projeto será viabilizada por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, afirmou. (Leia a íntegra da nota abaixo)
LEIA TAMBÉM
VEJA VÍDEO: Forte enxurrada assusta moradores em bairro de Araraquara
Bairros de Araraquara ficam sem energia elétrica após chuva forte

Na Rua Castro Alves (R. 16), uma árvore de porte médio caiu e interditou o trânsito. De acordo com a Defesa Civil, quatro residências também foram atingidas e sofreram algum tipo de dano.
Outros bairros, como Vila Furlan, Campus Ville, Vale do Sol e Dom Pedro, registraram transtornos, incluindo a queda de energia elétrica. A CPFL Paulista informou que a forte chuva lançou galhos e objetos sobre a rede elétrica, provocando impactos em alguns bairros do município.
“Equipes adicionais da distribuidora foram acionadas imediatamente. O fornecimento foi normalizado para a maior parte dos clientes afetados”, explicou. “Equipes continuam trabalhando durante toda a noite e madrugada para restabelecer o fornecimento, com segurança e no menor tempo possível”, concluiu, em nota enviada ao acidade on.
Vídeos que circulam nas redes sociais também mostraram a chuva acompanhada de fortes rajadas de vento no Vale do Sol e no Jardim Paraíso, ambos na região oeste da cidade. Na Avenida Professor Jorge Correia, entre as Ruas 15 e 16, no bairro Santana, uma forte enxurrada assustou os moradores.

