- Publicidade -
AraraquaraCotidianoEnfermeira é agredida com tapas por paciente em posto de saúde da Vila Xavier

Enfermeira é agredida com tapas por paciente em posto de saúde da Vila Xavier

GCM foi acionada e levou a paciente para a delegacia, que foi ouvida e liberada; caso é a quinta agressão a servidor de saúde em menos de três meses

- Publicidade -

Uma enfermeira, de 42 anos, foi agredida por uma paciente, de 34, no CMS (Centro Municipal de Saúde) da Vila Xavier, em Araraquara, nesta terça-feira (7).

De acordo com o Sismar (Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região), a profissional foi violentamente agredida com tapas e chegou a ser jogada no chão pela usuária da unidade. A enfermeira ficou com um corte no rosto.

- Publicidade -

A GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionada e conduziu a agressora ao Plantão Policial. O Sismar acompanhou a servidora à delegacia, onde foi registrado boletim de ocorrência. As partes foram ouvidas e liberadas.

Procurada pelo acidade on, a Prefeitura de Araraquara esclareceu que a agressão ocorreu após uma usuária exigir atendimento odontológico imediato para a filha, que apresentava um dente mole. A administração municipal pontuou ainda que os envolvidos foram levados ao Plantão Policial para registro da ocorrência. “A secretaria lamenta o ocorrido, repudia qualquer forma de agressão e seguirá acompanhando o caso, assegurando assistência integral às profissionais”.

“A Guarda Civil Municipal foi acionada para conter a situação, garantindo a segurança das equipes e dos demais pacientes. O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) esteve na UBS para acolher as servidoras e oferecer todo o suporte necessário”, completou o posicionamento da secretaria de Saúde, em nota.

Manifestação pela integridade da categoria

Em nota, o Sismar disse que repudia “mais um caso de violência contra servidora em seu local de serviço e em função de sua atividade”, e que “uma assembleia será convocada pelo Sindicato para organizar o setor da saúde em defesa da integridade da categoria.”

Uma manifestação do sindicato e dos servidores será realizada nesta quarta-feira (8), em frente ao CMS da Vila Xavier, às 7h30. “Outros atos, manifestações e até paralizações não estão descartadas caso a Prefeitura não tome providências práticas urgentes”, completou o sindicato.

Outros casos

Em pouco menos de três meses, esse é o quinto caso de agressão a servidores da saúde reportado pelo sindicato em Araraquara. Veja a cronologia:

- Publicidade -

No fim de agosto, na UPA do Vale Verde, um homem fez ameaças violentas a uma servidora da equipe de enfermagem e precisou ser contido pela GCM.

No CEO (Centro de Especialidades Oftalmológicas), na Vila Xavier, uma paciente jogou pedra em direção às funcionárias e acertou um monitor no dia 8 de setembro.

Na semana seguinte, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Iguatemi, uma técnica de enfermagem foi agredida por uma paciente com puxão de cabelo e tapas.

No dia 21 de setembro, um paciente alterado destruiu equipamentos da sala de triagem da UPA do Valle Verde. No dia 22, a Câmara de Araraquara realizou uma Audiência Pública para debater a alta de casos de violência nos postos e unidades de saúde.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on Araraquara: (16) 99151-3088.

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas