- Publicidade -
CotidianoEntenda as principais causas das anemias por falta de ferro e vitamina B12

Entenda as principais causas das anemias por falta de ferro e vitamina B12

Gastroenterologista Amanda Morêto, de Araraquara, explica a origem desses diagnósticos e a importância em tratar suas causas

- Publicidade -

Suplementação vitamínica deve ser feita com recomendação médica (Foto: iStock)

As anemias carenciais são um grupo de anemias caracterizadas pelo déficit de nutrientes fundamentais, como o ferro e a vitamina B12. Segundo a gastroenterologista Amanda Morêto, no caso do ferro, o quadro de anemia surge, na maior parte dos casos, devido a uma perda de sangue, que pode ser visível ou insensível pelo paciente.   

Já a falta de vitamina B12 pode surgir devido à dieta pobre nesse nutriente, como a adoção de uma dieta vegana ou, na dificuldade de absorção, como na Gastrite Atrófica Autoimune e nas Doenças Inflamatórias Intestinais. 

- Publicidade -

“A partir do momento em que os exames de um paciente apontarem um déficit desses nutrientes, o gastroenterologista fará uma investigação aprofundada do problema. Seja no déficit de ferro ou de vitamina B12, os exames endoscópicos são as ferramentas iniciais na busca pela causa de origem dessas anemias”, diz Amanda. 

Os exames são realizados após o descarte de causas comuns, como, por exemplo, no caso de meninas jovens, onde o déficit de ferro pode surgir devido ao sangramento menstrual intenso. “Já na falta de B12, analisamos a possibilidade do problema se relacionar ao quadro clínico específico de alguma doença ou, até mesmo, irregularidades da alimentação”, comenta a gastroenterologista. 

A especialista ainda explica que a anemia por deficiência de vitamina B12 pode trazer manifestações sistêmicas, afetando uma série de órgãos ou o corpo humano como um todo. “A falta de B12 pode levar a um quadro parecido com demência, bem como o paciente pode ter alteração da marcha, perda da sensibilidade das mãos e dos pés e até mesmo dificuldade de andar”. 

Enquanto a deficiência de ferro não possui cuidados preventivos específicos, a de vitamina B12 pode ser prevenida por meio dos alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leites e derivados, quando não há problemas na absorção desse nutriente. “A suplementação vitamínica também podem ser necessários durante um tratamento, mas apenas sob recomendação médica, pois o excesso de vitaminas e nutrientes, pode ser prejudicial ao organismo, como ocorre no caso do ferro”, alerta a especialista.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -