O WhatsApp informou o lançamento de um recurso que promete acabar com os roubos de conta.
A funcionalidade, nomeada “proteção de conta”, funcionará como uma trava de segurança: se houver uma tentativa de transferir as conversas para um novo celular, o aplicativo pedirá uma confirmação no aparelho antigo.
Não há data oficial para o lançamento, mas a expectativa é que a atualização comece a ser liberada nos próximos meses.
Jovem briga para evitar roubo de sua bicicleta em Araraquara
Sesi Araraquara bate o Unimed Campinas e segue 100% na LBF
COMO IRÁ FUNCIONAR?
Na tentativa de troca, o aplicativo vai enviar uma notificação no aparelho antigo para confirmar a migração da conta.
A notificação vai mostrar o horário, o número e qual modelo de celular está tentando realizar a transferência. Caberá ao usuário aceitar ou não a transferência.
Caso não tenha mais o acesso ao antigo aparelho – em caso de roubo ou furto, por exemplo – o usuário vai conseguir solicitar uma segunda senha de uso único para realizar a transferência.
Além disso, o WhatsApp também anunciou o lançamento de outros dois recursos. São eles:
- Códigos de verificação automáticos
A novidade é uma alteração na forma com que os usuários verificam se uma conversa é protegida por criptografia. A funcionalidade permitirá que cada um faça o teste imediatamente ao clicar sobre o nome do contato no chat e selecionar a opção “Criptografia”.
- Verificação contra malware
A verificação será feita de forma automática, por padrão, não sendo necessário que o usuário mude algo no aplicativo. A ideia é evitar que os malware, arquivos que causam danos em dispositivos eletrônicos, possam enviar mensagens sem que o usuário saiba ou permita.