- Publicidade -
CotidianoEscolas municipais devem ampliar capacidade de alunos na próxima semana

Escolas municipais devem ampliar capacidade de alunos na próxima semana

Decreto em vigor permite retorno de até 100% dos alunos às aulas presenciais caso escola consiga manter distanciamento de 1,5 metros

- Publicidade -

Refeitório com distanciamento social no CER Eduardo Borges Coelho (Foto: Amanda Rocha)

As escolas municipais Araraquara voltaram das férias nesta segunda-feira (2) da mesma maneira que estavam desde abril, com até 35% dos estudantes. Mais alunos devem ser inclusos nas aulas presenciais a partir da próxima semana. O decreto em vigor permite que 100% dos alunos retornem às aulas, desde que a escola consiga manter o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas. O retorno não é obrigatório e as escolas continuaram com o ensino remoto e híbrido.

Esta semana deve ser de adaptação para que mais alunos possam frequentar as aulas presenciais nas escolas municipais a partir da semana que vem. “Estamos na construção do plano de retorno para o segundo semestre com projeção da ampliação do atendimento. Nesta semana continuaremos debruçados nos estudos e com o questionário que foi enviado aos pais”, explica a diretora Adriana Maria Lopes Morales Caravieri, do Centro de Educação e Recreação Eduardo Borges Coelho, no Morumbi. 

- Publicidade -

A escola está preparada para seguir os protocolos sanitários. Cartazes lúdicos foram espalhados pela escola para conscientização do uso da máscara e da lavagem das mãos. Tudo foi adaptado também para o distanciamento social, desde as salas de aula até o refeitório. “Desde o ano passado estamos empenhados neste plano de retorno. Construímos também um ambiente na entrada da escola com pia, sabonete líquido, álcool gel e tapete para higienizar os sapatos”, conta a diretora. 

As mochilas dos alunos, que antes ficavam dentro das salas de aula, agora ficam penduradas no corredor após serem higienizadas. Os brinquedos vão para um compartimento separado após serem usados e só retornam para as salas após serem higienizados. No CER Eduardo Borges Coelho foi feito também um manual com orientações para as famílias, tirando todas as dúvidas dos pais em relação aos protocolos sanitários. 

Para evitar aglomerações na hora da entrada e saída, as turmas foram divididas, de forma que os alunos entram e saem de forma gradativa. Outros portões da escola também foram abertos, de forma que pais e crianças não ficam todos no mesmo espaço na hora de levar e buscar os filhos. 

As escolas também foram orientadas a reservar um espaço de acolhimento, onde os alunos devem ficar aguardando os pais ou responsáveis virem buscá-los caso apresentem sintomas gripais. Na escola do Morumbi, esse espaço fica na casa de boneca, um local arejado na área externa, próximo aos demais brinquedos. Foi uma solução para acolher os alunos que possam ter sintomas de forma lúdica e segura.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -