Aulas abertas, rodas de capoeira, bate papo com mestres e show estão na programação do Festival de Capoeira do Sesc Araraquara. O evento é gratuito, começa nesta quarta-feira (24) e se encerra no domingo (28).
O festival evidencia a capoeira de Angola e a Regional, através da manutenção e o desenvolvimento de suas tradições e saberes a partir da relação mestre e discípulo e do diálogo da capoeira com seu tempo.
A programação começa nesta quarta, às 19h, com bate papo sobre as memórias e narrativas da capoeira de Araraquara.
LEIA TAMBÉM
A trajetória e relevância histórica da Chácara Sapucaia para Araraquara
Jão leva milhares de pessoas a primeiro show na região de Araraquara
Os mestres Gilson, Zezinho, Nildo e Toninho compartilham histórias e experiências de suas trajetórias na capoeiragem.
Na quarta e quinta-feira, há roda de capoeira com a Escola Manifesto Capoeira às 14h.
A atividade é voltada para educandos de escolas e instituições socioeducativas de Araraquara, e propõe vivências de jogos e brincadeiras com elementos da capoeira como sua musicalidade e gestualidade.
Já na quinta-feira (25), acontece a aula de Capoeira Regional regida pelo Mestre Nenel, em que toques como Idalina, São Bento Grande e Banguela são apresentados, demonstrando o diálogo entre a regência do berimbau, movimentos corporais e as propostas de jogos decorrentes de cada rítmica.
Na sexta-feira (26), alunos da Escola Municipal de Dança de Araraquara receberão aulas de capoeira ministradas pelos Mestre Nenel (Salvador/BA), Mestre Jaime (Ilha de Itaparica/BA), Mestre Mago (Recife/PE).
Ainda na sexta-feira (26), às 18h30, haverá aula aberta de capoeira Angola regida pelo Mestre Jaime de Mar Grande, em que a roda de capoeira, em sua gestualidade, ritualística e musicalidade são compreendidas enquanto formas de libertárias de expressão.
Para encerrar a semana, às 20h, tem o show samba de roda “Paraguassu na Linha do Mar” que traz um pouco do ritmo, melodia e alegria das rodas da Ilha de Itaparica.
Mestre Jaime de Mar Grande, nativo da ilha, conviveu, tocou e aprendeu com grandes sambadores e sambadeiras da Ilha e do Recôncavo Baiano como mestre Gerson Quadrado, Rimum e Manteguinha e mestra Aurinda.
Apresenta em Araraquara parte do repertório e evoca a memória ancestral dos mestres dessa manifestação cultural.
SÁBADO E DOMINGO
O final de semana começa com aula aberta de Capoeira Regional às 10h, 14h30 e às 16h. A aula é voltada para praticantes de capoeira, que aborda fundamentos e tradições da capoeira Regional, em especial, a relação da musicalidade e das características do jogo. Com Mestre Nenel e Professor Simba.
Haverá também aulas de Capoeira Angola às 10h, 11h30, 12 e às 13h30, com o mestre Jaime de Mar Grande.
Ainda no sábado, aulas de Capoeira São Salomão propõe reflexõese vivências da cultura geral da capoeira, tecendo diálogos entre Angola e Regional, com Mestre Mago. Os horários são das 12h às 13h30 e das 14h30 as 16h.
O encerramento será no domingo (28) com formatura e encerramento com roda aberta de capoeira, das 10h às 13h.
A roda de encerramento do encontro será aberta e contará com uma cerimônia de formatura de professor de capoeira.
A formatura ocorre de modo diverso e de acordo com as características de cada escola, contudo, o reconhecimento do professor pela comunidade capoeirística e, em especial, de seus mestres e mestras é fundamental.