Em meio ao feriado prolongado de 7 de Setembro, a força-tarefa de fiscalização quer inibir a realização de aglomerações irregulares, além de fazer cumprir a regra que obriga o uso de máscara facial e distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.
De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, o objetivo é fazer valer as regras sanitárias de enfrentamento da pandemia da covid-19. Com isso, há previsão de ações integradas entre Polícia Militar, Guarda Municipal e fiscais.
“Lembrando que a aglomeração irregular agora é aquela que está fora do que foi disciplinado no nosso decreto, ou seja, uma aglomeração de pessoas sem máscara e não respeitando distanciamento de um metro entre elas”, explicou.
“Portanto, eventos estão liberados, desde que sigam algumas regras, como as pessoas sentadas às mesas, respeitando distanciamento de um metro, utilizando máscaras. Os eventos podem acontecer desde que respeitem aquilo que está contido no decreto municipal”, completou.
Um dos pontos que inspira maior atenção das autoridades é a Avenida Bento de Abreu, ponto tradicional da cidade para encontro de jovens. Segundo Nogueira Júnior, a fiscalização está preparada para agir no local em caso de descumprimento do decreto municipal.
“Houve uma flexibilização grande em relação às atividades comerciais e nós estaremos verificando essas questões relativas às aglomerações que eventualmente possam existir, que não respeitem um metro de distanciamento, não utilização de máscaras e estão fora daquilo que o decreto prevê e do próprio Plano São Paulo”, finalizou.