Inspirar e expirar, um exercício simples, mas muito importante, principalmente para àqueles que tiveram seus pulmões prejudicados por doenças como a covid-19.
Pensando nisso, um fisioterapeuta de Araraquara decidiu buscar um meio de ajudar aqueles que estão ou que tiveram a covid-19.
“Estava caminhando quando passei em frente a UPA e vi muitos pacientes, em especial idosos. Fiquei pensando que muitos ali não teriam acesso a fisioterapia respiratória. Fiquei pensando como ajudar essas pessoas e decidir auxiliar com aquilo que sei fazer. Num primeiro momento, pensei que seria difícil atingir um grande número de pessoas na minha clínica, foi então que surgiu a ideia de criar um grupo de whatsapp, para atingir um número maior de pessoas e com segurança”, conta Alan Pierre Fernandes, de 35 anos, que há dez anos trabalha com fisioterapia cardiorrespiratória.
O especialista ressalta que a fisioterapia respiratória é de extrema importância para quem está ou teve a covid-19, pois trabalha a capacidade pulmonar, a ventilação pulmonar, traz melhorias das trocas gasosas e diminui o acúmulo de secreção do pulmão – um dos principais causadores da pneumonia.
“As pessoas que estão tendo covid acreditam que vão ficar isoladas dentro de um quarto, sem fazer nada, mas não pode. Ela precisa fazer exercícios para que não debilite o pulmão. Quando mais exercícios pulmonares, mais rápida será a cura e menores serão as possiblidades de ter consequências do covid na parte pulmonar”, ressalta.
O GRUPO
Alan Pierre criou o grupo há apenas quatro dias, divulgou apenas em suas redes sociais e já vê de perto a evolução de alguns participantes. Atualmente, 66 participantes fazem parte do grupo, que recebem diariamente vídeos explicativos de como realizar cada exercício.
“Além de pessoas que estão em isolamento pelo COVID o grupo está atendendo a outras patologias respiratórias que estão aparecendo como, câncer, bronquite, asma, dpoc. Em poucos dias, participantes do grupo já relatam melhoras na falta de ar e aumento da saturação”, conta.
O fisioterapeuta explica ainda que a ideia principal é ajudar as pessoas por meio de exercícios simples, é dar acesso àqueles que muitas vezes desconhece esse tipo de tratamento.
Eu gosto de trabalhar com o intuito de ajudar as pessoas, é algo totalmente voluntário e a sensação de poder ajudar as pessoas é muito gratificante, pois muitos nem conhecem a fisioterapia respiratória e pela falta de conhecimento ou muitas vezes de dinheiro, a pessoa acaba não tendo acesso a uma clínica respiratória. Para mim, poder ajudar o próximo é muito gratificante”, finaliza.
Para entrar no grupo basta clicar no link (https://chat.whatsapp.com/Gps183c5ZYjGnjmvcXsThu?fbclid=IwAR2aPG1oBnWo75x5PLwLfgsfI0UK73Dy65M-fwLjGbSeCNMK8jkeT2pQoKQ) ou entrar em contato com o fisioterapeuta por meio do telefone 99241-7300.