Reportagem atualizada às 14h50
Dezenas de frascos de xarope foram descartados indevidamente em uma via de terra do Parque São Paulo, em Araraquara. A origem dos medicamentos ainda é desconhecida, mas pode ser descoberta pelas autoridades responsáveis por meio da numeração dos lotes.
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Canal no Whatsapp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Pelo menos quatro marcas de xarope vencido foram encontradas em montes na Rua Maria Brambila Passos, próximo ao bolsão de entulho do bairro. No local, foram descartados medicamentos antialérgicos, anti-inflamatórios e outro indicado para febre e alívio da dor, além de vitamina infantil. (Veja galeria de fotos abaixo)
De acordo com o Ministério da Saúde, os medicamentos vencidos ou em desuso devem ser descartados em farmácias ou pontos de coleta, que são responsáveis por realizar a Logística Reversa, ou seja, para retorno à sua cadeia de produção e distribuição para o descarte adequado.
O mesmo endereço tem sido utilizado para o descarte irregular de lixo e entulho. Além dos frascos de medicamentos, também é possível encontrar restos de construção, lixo doméstico e outros objetos.
Procurado para comentar o assunto, a prefeitura de Araraquara informou que a área “é um ponto de descarte clandestino recorrente, que já recebeu diversas ações de limpeza por parte do município”, e que uma nova operação de recolhimento de entulhos e resíduos “já está programada para ocorrer nos próximos dias, incluindo o material recentemente identificado no local”.
“A Prefeitura reforça a importância da conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos, especialmente de medicamentos vencidos, que devem ser entregues em farmácias, unidades de saúde ou pontos de coleta adequados. O descarte irregular causa danos ambientais e oferece riscos à saúde pública“, informou a pasta por meio de nota.
VEJA FOTO











