Gorro, luvas, cachecol, moletom e casaco pesado. As baixas temperaturas fez todo mundo tirar o casaco do armário em Araraquara, nesta sexta-feira (30).
De acordo com os dados observados pela Defesa Civil do Estado, a cidade registrou 1,8ºC de mínima no período da manhã, com sensação térmica negativa nas primeiras horas do dia.
O cenário visto por todo o Centro da cidade foi muita gente agasalhada e protegida contra o frio mais intenso dos últimos anos – Defesa Civil conta apenas últimos dois anos. Até então, a menor mínima tinha sido dia 20, de 2,6ºC.
O frio intenso é causado pela passagem de uma massa de ar polar pelo Brasil. Isso tem derrubado as temperaturas desde quarta-feira (28), quando a máxima ficou em 17 graus.
Na quinta-feira (29), os dados observados pela Defesa Civil mostram que os termômetros não passaram de 13,9ºC, tendo a menor máxima registrada nos últimos dois anos.
Para os próximos dias, a tendência é de que a massa de ar frio comece a perder força, porém, o clima gelado prossegue durante todo o fim de semana, ainda com chance de geada.
Neste sábado (31), a previsão da Somar Meteorologia mostra que a mínima deve ficar em 6ºC, com sensação térmica em 1. Já a máxima não ultrapassa os 22 graus.
Novamente o pico de frio deve ser sentido nas primeiras horas da manhã, quando os ventos podem chegar a uma velocidade de 21 quilômetros por hora.
No domingo (1º) a Somar prevê que a temperatura varie entre 9 e 24 graus em Araraquara, com a sensação térmica podendo chegar a 5 graus pela manhã.