O setor de inteligência da Guarda Civil Municipal colaborou com uma operação que resultou na prisão de um homem acusado de aplicar em Araraquara o crime conhecido como “Golpe do Motoboy”. Por esse método, os criminosos ligam para a vítima e fingem ser representantes de uma agência bancária, antes de convencê-la a entregar o cartão e outros dados pessoais.
Segundo o coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, após o registro de algumas vítimas na cidade, os casos chegaram ao conhecimento do setor de inteligência da Prefeitura, que iniciou a investigação há uma semana.
“Nós tínhamos a característica de um dos veículos que eram utilizados pelos criminosos. Eles ligavam para a residência da vítima dizendo que o cartão dela tinha sido clonado, que era para picar o cartão e entregar para uma pessoa que iria buscá-lo em sua residência. Uma das vítimas viu as características do veículo, nos passou e a partir daí o setor de inteligência procurou imagens desse veículo para verificar se o encontrava em alguma região da cidade ou se ele passava por alguma câmera, para podermos checar as placas e também a identificação do condutor ou proprietário”, explicou.
IDENTIFICAÇÃO
O veículo foi visto no Centro de Araraquara e, através das imagens, foi possível identificar a placa e consequentemente a identificação do condutor. As informações foram passadas à Polícia Civil e uma das vítimas reconheceu o proprietário do veículo como uma das pessoas que participaram do golpe em sua residência.
Na última sexta-feira (26), as informações foram repassadas à Polícia Rodoviária, que descobriu que o carro seguia em direção a São Paulo.
“Já de posse de todos os dados do veículo, ele passou a ser monitorado pelas câmeras de videomonitoramento da rodovia e culminou dele ser abordado em Jundiaí, onde foi feito um boletim de ocorrência, que prendeu e recuperou o dinheiro de vítimas de Araraquara”, concluiu o coronel.
Com a detenção do acusado, as autoridades esperam chegar em breve aos outros envolvidos no crime.