Um homem de 52 anos caiu da sacada de um imóvel e morreu depois passar por atendimento médico e ser liberado duas vezes na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Melhado, em Araraquara, na madrugada desta segunda-feira (19). O caso foi registrado como morte suspeita.
À Polícia, o filho da vítima contou que o pai caiu de uma altura de aproximadamente três metros e foi levado à UPA do Melhado consciente, onde realizou radiografias. Como não foram constatadas fraturas, o homem foi liberado. Ao sair da unidade de saúde, a vítima reclamou de dores no peito, o que motivou o retorno imediato à UPA para relatar o fato.
Já de volta à UPA, segundo o relato do filho, foi realizado um eletrocardiograma que não apresentou alterações, levando à segunda liberação do paciente. Porém, ao se dirigir ao carro, o homem voltou a passar mal, começou a vomitar e, ao retornar pela terceira vez à UPA, morreu.
Procurada para comentar o ocorrido, a Prefeitura de Araraquara afirmou que o paciente deu entrada na unidade do Melhado às 10h40 do último domingo (17), acompanhado do filho, relatando a queda e apresentando dores na região do tórax. “Ele passou por consulta, foi avaliado, medicado, passou por exames subsidiários e permaneceu em observação por cerca de 12 horas na unidade, sempre acompanhado do filho”, disse em nota.
O posicionamento da Prefeitura apontou que o homem recebeu alta perto da meia-noite e retornou 1h40 em parada cardiorrespiratória, com tentativas de reanimação sem sucesso. “Devido à evolução desfavorável e incompatível com as queixas e condições do paciente nas quase 12 horas de observação, o corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal)”, completou.
A secretaria municipal de Saúde lamentou o ocorrido e ressaltou que toda a assistência médica cabível foi prestada ao paciente na unidade do Melhado. Afirmou também que continuará acompanhando o caso para que todos os fatos sejam esclarecidos.
O velório de Alexandre Vieira da Silva ocorre nesta terça-feira (20), às 7h30, no Memorial Sinsef, localizado no Centro de Araraquara. Após o encerramento da cerimônia, às 10h, o sepultamento será realizado no cemitério dos Britos, no Vale do Sol, às 10h30.