- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Canal no Whatsapp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Um homem foi picado por escorpião na manhã desta quarta-feira (24) em Araraquara. Ele foi encaminhado ao posto de saúde do Vale do Sol.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o paciente foi atendido pelo Centro Especializado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Central, e não foi necessário aplicar o soro antiescorpiônico. Ainda segundo informações da Pasta, o homem, que não teve idade revelada, está em observação com o quadro de saúde estável.
Segundo a prefeitura, foram registrados 299 acidentes com escorpião em 2023, sem óbitos.
Já desde o início de 2024, 12 acidentes com o animal peçonhento foram contabilizados. Em Matão foram 10 acidentes só em janeiro; no estado de SP, 472.
Nesta semana, na última segunda-feira (22), uma criança de três anos foi internada em Matão, após ser picada no bairro Santa Cruz. Ele não corre risco de morte.
O que fazer em casos de acidentes
Os animais são recolhidos ao Centro de Zoonoses e, depois, enviados ao Instituto Butantã para a produção do soro antiescorpiônico que é distribuído em todo estado. Desta forma, quando o acidente acontece é recomendável que o animal seja capturado com vida e encaminhado ao Zoonoses.
O veneno também não funciona com este animal, já que ele consegue fechar os pulmões.
Outras recomendações são:
- Em caso de picada, procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo;
- Se possível, faça uma foto para identificação da espécie do escorpião, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente;
- Não é em todo caso de acidente que o soro antiescorpiônico será indicado, apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação;
- Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde;
- Se possível, capture o animal com um pote plástico.