Um homem, de 43 anos, perdeu a quantia de R$ 58 mil ao tentar comprar um veículo em Araraquara. A vítima negociou a Kia Sportage, ano 2013, após ver anúncio nas redes sociais, porém, ela não foi entregue pelo suposto “cunhado” do vendedor.
O caso foi registrado no Plantão Policial de Araraquara, nesta sexta-feira (3), e vai ser investigado pela Polícia Civil. Ele estava acompanhado de sua advogada e relatou aos policiais que toda a negociação ocorreu na última quinta-feira (2), no Jardim Tabapuã.
VEJA TAMBÉM
Janja agradece doações de Araraquara para mulheres do litoral Norte
Ônibus perde o freio e motociclista fica gravemente ferido em acidente em Araraquara
À Polícia, a vítima disse que se interessou pelo veículo, combinou de ir vê-lo e o suposto vendedor indicou que seu “cunhado” estaria no endereço. Ao chegar no local, o rapaz confirmou o parentesco e negociaram que o valor pago pelo carro seria de R$ 58 mil.
Devido ao alto valor, a transferência não foi efetivada na hora, porém, após feita a provisão junto ao banco, foi até a agência bancária acompanhado do “cunhado” do vendedor para realizar o TED e o mesmo informou que aguardaria a compensação do dinheiro.
Após horas de espera na agência bancária, o “cunhado” disse precisar ir embora e levou o carro com o compromisso de entregá-lo com a conclusão da transação bancária. Porém, o vendedor não atendeu às ligações e o “cunhado” disse terem sido vítimas de um golpe.
VEJA DICAS PARA EVITAR SER VÍTIMA
Com o aumento nos golpes pela internet, principalmente, envolvendo pix e transferências bancárias, o Procon Araraquara lançou uma cartilha com orientações. A primeira orientação nesse caso é que o pix, por exemplo, é uma transferência imediata e, por isso, o consumidor deve se certificar de estar fazendo ele para a pessoa correta.
A orientação também é desconfiar dos links por aplicativos de mensagens, Facebook, WhatsApp, ou Instagram. Na maioria das vezes, eles podem ser porta de entrada para golpes. É preciso ficar atento ainda com sites e anúncios falsos e fazer uma busca antes de comprar.
Desconfiar de todas as ofertas na internet, onde os valores dos produtos são mais baixos. A dica do Procon é fazer uma pesquisa em outros sites para saber uma média de valor do produto que está pensando em comprar. No caso de veículos, uma possibilidade de consulta é a tabela Fipe, que geralmente reúne informações sobre modelos e valores de todas as marcas.
Caso tenha sido vítima de qualquer golpe, a orientação é procurar o Plantão Policial para registrar a ocorrência. Alguns casos podem ser registrados pela Delegacia Eletrônica (Clique e registre o seu BO). O Procon também pode ser um aliado em muitos casos e atende na Rua Professor Dorival de Oliveira, 164, atrás do Hospital São Paulo. O telefone é (16) 3301-3131.
LEIA TAMBÉM