O idoso, de 76 anos, que apanhou de um candidato a vereador em Tabatinga, na manhã da última quinta-feira (26), disse que está evitando sair de casa e que tem medo do agressor. O caso é investigado pela Polícia Civil como lesão corporal e ameaça.
“Estou com um pouco de dor ainda, mas está melhorando. Tenho medo porque ele é violento, perigoso“, disse Leonézio de Freitas Carvalho, conhecido como Canecão, ao portal acidade on.
A agressão foi praticada por Mauro José Zucchi Beneli, de 39 anos, conhecido como Zico Beneli (PL), e registrada por uma câmera de segurança.
O idoso levou um chute no peito após criticar Beneli por estacionar o carro irregularmente em uma rampa de acesso para deficientes físicos no cruzamento da Rua Prudente de Moraes com a Rua Joaquim Pinto Ramalho – na esquina havia uma bandeira da campanha política do candidato.
“Ele estava mal estacionado na faixa amarela em frente à rampa de cadeirante e eu falei: ‘você quer ser vereador, tem que dar exemplo, não pode ficar estacionado aí. Eu vou filmar você.’ Mas o celularzinho meu não filma ninguém. Aí, ele perguntou para mim: ‘você já filmou?’ Eu falei já. De repente o homem me deu um pontapé no peito e eu caí. Por sorte, bati a cabeça devagar, se não teria ficado no lugar. Peguei o celular que tinha caído, fui até ele e ele falou: ‘eu vou matar você'”, lembrou o idoso.
O idoso passou por exames na cidade de Ibitinga. Depois, voltou para a Santa Casa de Tabatinga, onde permaneceu em observação até receber alta médica na manhã desta sexta-feira (27).
A sobrinha da vítima, Rosana Vagna contou que um policial avisou a família sobre a agressão, ficou em choque e desesperada. “Meu tio sempre brincou com todo mundo, tem amizade com a cidade inteira, vende verdura na rua, conhece o menino desde a infância. Então, achei que era só uma brincadeira normal“, disse.
Leonézio disse que conhece Zico Beneli desde a infância e que não esperava por esta reação ao fazer o comentário. Ele disse ainda que ficou sem ação.
Após deixar o hospital, a vítima prestou depoimento na delegacia. Agora, ele espera por justiça. “O sentimento machuca muito, dói por dentro”, lamentou.
Para a sobrinha, o sentimento é de indignação. “Meu sentimento é de repúdio, de ver uma agressão de um candidato a vereador contra um senhor idoso”, lamentou.
Nas redes sociais, o candidato à prefeitura de Tabatinga Alfedrão e a vice Danila Abreu, que são do mesmo partido de Zico Beneli, lamentaram o episódio de agressão. “Não é essa nossa política, são extremistas e repudiamos essas ações de ambos os lados. Medidas legais estão sendo tomadas para coibir esses excessos”, publicaram.
Procurado novamente, o candidato a vereador não foi encontrado para comentar o assunto.