A Igreja Santa Cruz realiza nesta sexta-feira (2) sua festa de Apresentação do Senhor, com a benção das velas. A missa ocorre às 19h e os fiéis poderão levar sua vela de devoção ou comprar na porta da Igreja.
“A data da Apresentação do Senhor é celebrada quarenta dias após o Natal e lembra a apresentação do Menino Jesus no Templo e a purificação de Nossa Senhora. Ao apresentar a ela, faz-se memória da verdadeira Luz que é Cristo. Portanto, todos os cristãos são convidados, na celebração deste dia especial, a serem portadores dessa luz” explica Pe. Nelson Antonio Linhares, novo reitor da Igreja Santa Cruz.
Festa da Apresentação Do Senhor
Na Festa da Apresentação do Senhor Jesus no Templo, todo dia 2 de fevereiro, a Igreja celebra a tão esperada chegada e apresentação do Salvador do mundo. A Lei de Moisés prescrevia que, após 40 dias do nascimento, todo primogênito tinha que ser apresentado no Templo de Jerusalém e significava também a purificação da mãe. Para José, Maria e Jesus não haveria necessidade uma vez que eles sabiam que seu filho era o Salvador do Mundo e que Maria sempre foi pura, mas num ato de humildade e obediência, eles cumpriram a Lei de Moisés. Por isso a Igreja tem o costume de abençoar e acender as velas no início da Celebração: por que foi apresentado ao mundo o Salvador, Aquele que é Luz que ilumina as nações.
Igreja Santa Cruz
A história da Igreja Santa Cruz começa com a inauguração da capela de Santa Cruz, em 1871, construída a partir de uma doação feita por Antônio Garcia de Oliveira. A capela ficava na atual Praça Santa Cruz, em frente à atual igreja e voltada para a Rua Nove de Julho (Rua 2). O construtor da capela foi José Inocêncio de Camargo, veterano da Guerra do Paraguai.
Em 1911, a capela foi demolida e teve início a construção de uma nova igreja, já localizada na Rua São Bento (Rua 3). A obra só foi inaugurada, ainda inacabada, em 1920, com a chegada dos missionários redentoristas. Mais tarde, em 1932, começou um trabalho de remodelação da igreja, com inauguração em 1936 pelo padre Francisco Alves.
Em 1952, padre Miguel Pocce praticamente refez a igreja, atingindo seu aspecto atual, com características neogóticas. Essa reforma foi concluída em 1962 pelo padre João Ribeiro de Carvalho e, depois disso, novas reformas e adaptações foram realizadas.
Atualmente, a Igreja Santa Cruz carrega na bagagem 150 anos de história, e é considerada um patrimônio histórico de Araraquara- SP. Localizada no coração da cidade passam por ali, mais de 1000 fiéis a cada 4ª feira, dia da Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro.

