- Publicidade -
CotidianoIlustre músico de Araraquara aguarda vaga no corredor da Santa Casa

Ilustre músico de Araraquara aguarda vaga no corredor da Santa Casa

Aos 92 anos, Francisco Brasilino foi transferido da UPA Central, mas ainda aguarda por um leito no hospital

- Publicidade -
Francisco Brasiliano aguarda por leito em corredor do hospital (Foto: Colaboração)  
Francisco Brasiliano aguarda por leito em corredor do hospital (Foto: Colaboração)  

*Atualização às 16h05 com posicionamento da secretaria municipal de Saúde e Santa Casa

 

- Publicidade -

“Ele ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, tocou com vários artistas ilustres e, hoje, quando mais precisa, está no corredor de um hospital”.  O relato indignado é de Márcia Aparecida Brasilino, filha do músico Francisco Brasilino, o Brasa, de 92 anos.

O artista deu entrada na Santa Casa de Araraquara, na manhã desta sexta-feira (24), após quase 20 horas de espera na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Central). Desde então, aguarda por um leito no corredor do hospital.

“Total descaso. Desde o primeiro atendimento foi um descaso do médico, no segundo atendimento ele foi melhor atendido, porém, um absurdo darem alta para um senhor em plena 2h da manhã e, agora, um descaso pela terceira vez”, desabafou.

VEJA TAMBÉM

Família de Araraquara faz rifa para ajudar filho com doença rara

- Publicidade -

Covid-19: Araraquara confirma 209 novos casos e zera leitos de UTI

Há pouco mais de 10 dias, o músico busca por atendimento médico na rede pública de saúde de Araraquara, desde que parou de se alimentar e começou a apresentar um quadro de perda de peso e fraqueza.

Francisco Brasilino procurou pela primeira vez a UPA no dia 13 de fevereiro. Na ocasião foi diagnosticado com infecção intestinal. Três dias depois, ele voltou à unidade, foi medicado e liberado, após descartarem o primeiro diagnóstico.

Diante da persistência do quadro, na última quarta-feira (22), um médico do Centro de Referência do Idoso (CRIA) identificou em atendimento domiciliar, que o músico estava com bexigoma e fez um novo encaminhamento para UPA – a doença provoca acúmulo de urina na bexiga e impede o paciente de urinar voluntariamente.

No local, uma nova situação de “descaso” nas palavras da filha. Segundo ela, a sonda que deveria eliminar a urina foi colocada errada e por quase 10 horas o idoso ficou sem urinar.

“Todo mundo ia lá, apertava, apertava a barriga e ele gritava de dor. Só que ninguém foi ver a sonda. Só a médica da noite percebeu e disse que ele seria bem tratado a partir daquele momento”, lembrou Márcia Brasilino.

Francisco Brasilino recebeu título de cidadão araraquarense (Foto: Redes Sociais) 
Francisco Brasilino recebeu título de cidadão araraquarense (Foto: Redes Sociais) 

Na manhã desta sexta-feira, o idoso foi transferido e passou a esperar pela internação, mas no corredor do hospital. “Eles falaram que não havia leito, que ele ficaria ali porque no hospital estava cheio. Agora, ele tá aqui, não passaram medicação nenhuma, não fizeram nada”, afirmou.

Questionado sobre a falta de leito e se o paciente está sendo assistido, a Santa Casa informou apenas que o idoso “vai para o quarto até o final da tarde”. 

Já a secretaria municipal da Saúde informou que paciente recebeu toda a assistência médica nas três vezes em que deu entrada na unidade, “sem registro de intercorrência”. 

“Ontem, dia 23, após dar entrada na UPA às 11h19, ele passou novamente por avaliação médica e foi inserido na CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), às 16h35, permanecendo na unidade, com acompanhamento médico, enquanto aguardava vaga na Santa Casa de Misericódia”, esclareceu a secretaria.

“Mesmo não tendo registro de intercorrência, o gestor da unidade está revendo todos os procedimentos adotados”, afirmou em nota. 

QUEM É FRANCISCO BRASILINO

Nascido em Jurupema, distrito de Taquaritinga, em 25 de novembro de 1930, Brasa, como é carinhosamente chamado foi professor de violão popular e clássico por quase 60 anos, sendo 35 deles apenas na Casa da Cultura.

Em 2020, ele recebeu da Câmara, o título de cidadão araraquarense pela sua contribuição com a história musical de Araraquara e região.

LEIA MAIS 

Mais de 2,7 milhões de trabalhadores poderão sacar o abono salarial

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -