O Corpo de Bombeiros e o a equipe do Canil da Prefeitura de Matão foram acionados para resgatar uma Jaguatirica atropelada na noite de terça-feira (5), na Vicinal Clito Bastia, que liga Matão a Araraquara.
O animal foi encontrado por volta das 21h30 na via, na altura do distrito de Silvânia em Matão.
VEJA TAMBÉM
Moradora de Araraquara perde R$ 24 mil após contato de falso funcionário bancário
Operação Independência espera milhares de veículos pelas rodovias de Araraquara e região
A Jaguatirica, que estava desacordada, foi socorrida com vida e levada a uma clínica veterinária que trabalha em uma parceria com a prefeitura.
SEM RISCOS
Segundo Maria Bellintani, diretora do Departamento de Meio Ambiente de Matão, a Jaguatirica foi estabilizada e não corre risco de morte. Ela ainda precisará passar por exames antes de ser liberada.
“Como ele foi atropelado, ainda não está bem, tipo para levantar, enfim. Vai ter que fazer exames para ver se houve fratura. Já entramos em contato com a Polícia Ambiental de Araraquara para tentar encaminhá-lo a um local especializado, já que é um felino de grande porte”, disse a diretora, que aguarda resposta do órgão ambiental.
O animal é um macho ainda jovem, mas não foi possível identificar sua idade. “Ela é maravilhosa, dá muita pena essa questão dos atropelamentos. Recentemente também resgatamos um mão-pelada, atropelado”, finalizou Maria.
A Jaguatirica (Leopardus pardalis) é um animal encontrado em todo continente Americano. É um felino de porte médio, carnívoro que pesa entre 11 e 16 kg. Pode chegar a medir 1,35 metros de comprimento com a cauda.