Há três décadas, o Lar Escola atende crianças de 6 a 12 anos no contra turno escolar. São diversas atividades educativas e culturais oferecidas para 60 crianças, em dois períodos diurnos.
De segunda à sexta-feira, são oferecidos café da manhã, almoço e café da tarde para os alunos através de cadastro da assistência social do município.
O Lar faz parte do Conselho municipal de Assistência Social, e do COMCRIAR (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
VEJA TAMBÉM
Coletânea Nacional de contos “Ignácio Loyola Brandão” será distribuída em escolas de Araraquara
Jogos da Ferroviária na Série D estão definidos; veja tabela
As oficinas culturais e ações realizadas são feitas em parceria com a Prefeitura municipal. Musicalização, ballet, danças urbanas, dança contemporânea, teatro, capoeira, fotografia visual e pensamento visual são algumas das atividades.
A coordenadora e presidente Débora Regina Muniz comentou que o espaço é uma associação sem fins lucrativos que depende de doações, e no momento precisa de apoio e solidariedade dos araraquarenses.
“Temos parceria com a prefeitura e Fundesport através das oficinas culturais e aulas de karatê. A prefeitura ajuda com o básico, mas as despesas com manutenção e funcionários é por conta da casa, fazemos eventos fora, rifas, e campanhas de arrecadação. Qualquer doação é bem vinda”, comentou.
Neste mês, o lar realiza campanha de arrecadação de produtos de higiene. Com um custo mensal de mais de R$ 9 mil, muitos pais se associaram para ajudar o espaço com pequenas doações.
“A gente aperta de todo lado para dar conta todo mês, e muitos pais colaboram com R$ 50, ou o que podem para mantermos o lar funcionando”, frisou.
VOLUNTARIADO DEDICADO
Trabalho voluntariado e muita dedicação são marcas da associação. A coordenadora Débora também começou como voluntária.
“Eu entrei como voluntária e nunca mais sai, já são mais 31 anos aqui. Temos voluntários, e um brechó onde aceitamos doação de roupas, calçados, utensílios domésticos, tudo que puder ser utilizado”, disse.
Algumas roupas acabam sendo doadas também para famílias em vulnerabilidade da cidade e região.
Ela explicou que oito famílias são atendidas mensalmente, e voluntários realizam a arrecadação de alimentos de porta em porta.
“É algo que sempre fizemos, temos dois voluntários que arrecadam quilos de alimentos batendo de porta em porta em Araraquara”, apontou.
ALUNOS E TRAJETÓRIAS
Débora acompanha a trajetória de muitos ex-alunos, sendo que alguns continuam frequentando o espaço, mas, agora trazendo os seus filhos pequenos.
“Eu amo o lar e temos muitas histórias de crianças que chegaram aqui sem estrutura nenhuma, e hoje são gerentes de supermercado, advogados, professores. Inclusive temos um ex-aluno que hoje é nosso professor de break das Oficinas Culturais. Eu recebo hoje os filhos de quem passou por aqui, temos um contato muito forte com os alunos”, contou orgulhosa.
SONHO POSSÍVEL
O Lar Escola começou como centro espírita, fundado por Benedito Ruffino Moura e dona Júlia de Jesus Moura, ambos já falecidos. Nos anos 80, ambos se mudaram para Araraquara, vindos da região de Votuporanga, interior de São Paulo.
Mas quem teve a ideia, e o sonho, de fazer do espaço um lar que acolhesse crianças, foi dona Rita Maria de Jesus – que leva o nome da associação.
“A dona Rita Maria de Jesus tinha um sonho, ela era parteira na cidade deles e tinha um sonho de ter um lugar onde se cuidaria das crianças enquanto as mães trabalhavam. Isso era por volta de 1980, mas nessa data os CERs começaram a funcionar e já tinha um serviço municipal, e assim se deu o Lar Escola, em 91, para atender a faixa etária que não tinha atendimento na época”, frisou.
O espaço foi doado para o fundador Benedito Moura, que hoje dá nome ao Cras (Centro de Referência da Assistência Social) , do bairro Yolanda Ópice.
“O lar foi construído a duras penas, teve apoio de pessoas, ele ganhou o terreno, e lutamos para manter o espaço. Como eles não tiveram filhos, deixaram um legado grande e uma responsabilidade muito grande. Tentamos fazer o melhor possível sempre para continuar”, conclui.
PONTO DE COLETA PARA DOAÇÕES
O Instituto de Karatê Petroni auxilia na campanha de arrecadação de produtos de higiene e limpeza com um ponto de coleta na sede da instituição esportiva, que fica ao lado do Lar Escola.
Para colaborar com o Lar Escola Rita Maria de Jesus, o Pix é o CNPJ 31.404.309/0001-70 (Banco do Brasil).
O lar fica na Rua Candido Portinari, 46 – Vila Xavier, e o telefone de contato é o (16) 3337-4760.