- Publicidade -
AraraquaraCotidianoLinha do tempo da Covid: relembre fases da pandemia 5 anos após 1ª morte em Araraquara

Linha do tempo da Covid: relembre fases da pandemia 5 anos após 1ª morte em Araraquara

O acidade on fez uma retrospectiva que marca o início da confirmação de óbitos em Araraquara até o fim da pandemia, no dia 5 de maio de 2023

- Publicidade -

Araraquara confirmou os três primeiros casos de covid-19 em 31 de março de 2020, incluindo a morte ocorrida no dia 27, há exatos cinco anos.

O acidade on fez uma retrospectiva do início da confirmação de óbitos em Araraquara até o fim da pandemia, no dia 5 de maio de 2023.

- Publicidade -

VEJA A CRONOLOGIA DA COVID-19 NA CIDADE

WhatsApp Image 2025 03 27 at 11.17.22 AM Copia 2025 03 27 21 05 25 jpeg 2025 03 27 21 05 25
UPA da Vila Xavier recebia casos de Covid (Foto: Arquivo/acidade on)

Em 27 de março de 2020, Araraquara registrava sua primeira morte por Covid-19 – apenas 19 dias após o primeiro óbito ter sido confirmado no Brasil. A vítima foi um idoso de 81 anos, marcando o início de um período de incertezas e transformações profundas em todo o mundo.

No mês seguinte, para agilizar os resultados dos testes da covid-19, que até então eram enviados ao Instituto Adolfo Lutz, o laboratório da Unesp de Araraquara passou a realizar exames diagnósticos. Foi também nesse mês que UPA da Vila Xavier passou a atender casos mais graves da doença. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias cedeu seu espaço para a colocação de leitos de retaguarda.

Em maio daquele ano, as máscaras tornaram-se acessórios de uso obrigatório e Hospital de Campanha passou a atender os casos.

Araraquara reabriu leitos no hospital de Campanha para atendimento exclusivo para covid (Foto: Divulgação)

Lockdown e vacina

Em janeiro, as primeiras doses de vacinas começaram a ser aplicadas em profissionais de saúde que atuavam na linha de frente, ampliada em no mês seguinte para profissionais liberais e idosos com mais de 90 anos. Em fevereiro, a cidade entrou em colapso com 100% dos leitos de enfermaria e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), disponibilizados para a covid-19, ocupados.

Vista da Expressa vazia no primeiro dia de lockdown total em Araraquara (Foto: Rafael De Paula)

Por consequência do aumento de casos e com a finalidade de frear a disseminação de novas cepas, no dia 21 daquele mês, Araraquara adotou o primeiro lockdown, um dos isolamentos mais rigorosos no país que proibia a circulação de pessoas nas ruas. A medida seguiu até março, quando a prefeitura afrouxou o isolamento. No entanto, em junho, o município decretou o segundo lockdown por sete dias, de 20 a 27.

- Publicidade -

A vacinação da covid foi ampliada em maio para população com comorbidades como HIV e diabetes, além de puérperas e gestantes. Ao longo do ano, a campanha de vacinação contra a doença foi ampliada de acordo com a idade da população, em ordem decrescente, e até o fim daquele ano, a população havia recebido ao menos uma dose do esquema vacinal.

Liberação de eventos e revogação da obrigatoriedade do uso de máscaras

Pessoa de máscara coronavírus matéria positiva (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)

Foi só em agosto de 2021 que o estado de SP decidiu que liberaria eventos sociais menores, como feiras corporativas e entradas em exposições. As baladas, eventos esportivos em estádios e shows foram totalmente liberados apenas no fim daquele ano, com limitações de público.

Foi só em outubro de 2022 que a Prefeitura de Araraquara desobrigou via decreto a utilização de máscaras faciais em locais fechados. A medida veio após considerável redução de casos da doença e aumento da imunização.

Fim da pandemia e um novo começo

Oficialmente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou o fim da pandemia no dia 5 de maio de 2023. Até esta data, Araraquara havia registrado 103.475 casos de covid e 757 mortes até aquela data.

Desde o fim da pandemia, muitas vidas tiveram que continuar, mas as lacunas deixadas transmitem o vazio até hoje.

- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas