O último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde de Matão aponta 767 casos confirmados e 17 internações por dengue na cidade em 2025. Ao todo, são 1368 notificações, sendo que 403 suspeitas foram descartadas e outras 198 continuam em investigação. A Prefeitura segue realizando vistorias, bloqueios e nebulização para aplicação de inseticidas, além de reforçar o trabalho de conscientização sobre a necessidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A Prefeitura vem realizando ainda mutirões para coleta de materiais que possam acumular água, com uma equipe de 35 Agentes de Combate a Endemias, que trabalha diariamente percorrendo bairros da cidade para recolher recipientes, orientar moradores, fiscalizar residências e empresas, além de realizar aplicações de inseticidas.
Entre os itens recolhidos pelas equipes nos mutirões estão pneus, latas, sucatas, vasilhames, vasos, pias e outros objetos que possam reter água parada. Na semana passada, os trabalhos se concentraram nos bairros de Silvânia, Jardim Morumbi, Residencial Maria Cândida, Vila Pereira, Jardim Santa Rosa, Cohab João Vital, Vila Maria, Jardim Eugênia, Bom Jesus, Portal da Baronesa, Parque dos Ypês e Vila Capri.
Nesta semana as ações continuam no Residencial Monte Carlo, Nova Cidade, Jardim Aeroporto, Parque das Laranjeiras, Jardim Esperança, Vale do Sol, Cidade Jardim e no Cemitério Municipal, na Vila Pereira.
CONSCIENTIZAÇÃO
O secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Reguin, alerta que durante as vistorias realizadas, as equipes ainda identificam um grande número de recipientes com água parada, muitos deles contendo larvas de mosquitos.
“Isso evidencia que a falta de cuidados por parte de alguns moradores representa um desafio significativo. Diariamente, os servidores coletam mais de dois caminhões de materiais em cada bairro visitado, o que reforça a necessidade urgente de maior conscientização e engajamento da população no combate a esse problema”, alertou o secretário.