Matão registrou um aumento expressivo no número de casos de dengue, neste primeiro trimestre. De acordo com a secretaria de Saúde da cidade, em todo o ano de 2021 foram sete casos confirmados, bem abaixo dos 70 casos confirmados no primeiro trimestre deste ano.
Com um volume de casos dez vezes maior, a cidade passou a realizar uma série de ações com o objetivo de conter o avanço da dengue.
“Nós ainda temos um número relativamente pequeno para a cidade. São 70 casos e não é grande, mas, se comparado ao ano passado, quando tivemos sete casos, acaba sendo um aumento considerável. Ademir de Souza, secretário de Saúde”, explica o secretário de Saúde, Ademir de Souza.
Ainda segundo o responsável pela pasta, a prefeitura realiza os trabalhos educativos e de combate aos criadouros.
“A principal ferramenta para conter a dengue é educar a população, no sentido de orientar para que mantenham a limpeza dos quintais e não permitindo o acumulo de água limpa. Temos feito também, a nebulização das casas e quarteirões onde são encontrados os focos. É a realização do conhecido bloqueio, impedindo que, naquele quarteirão, o mosquito fique impedido de proliferar para outras regiões daquele bairro”, explica.
O secretário destaca que as regiões da Vila Buscardi, IV centenário e Santa Cruz são os bairros de maior incidência da doença. Por conta disso, essas regiões passam por nebulização nesta sexta-feira (1°) e por coleta de materiais inservíveis no sábado (02).