Praticar qualquer atividade física na área de lazer “Olivério Bazani Filho”, no setor I do bairro Selmi Dei, na zona norte de Araraquara, é o mesmo que dividir espaço com o mato que cresce ao redor da pista de caminhada, ao lado da academia ao ar livre e no campo de futebol.
Os bancos também estão cobertos com a vegetação. A pista de bocha acumula sujeira, assim como dois pontos que estão servindo para o descarte irregular de lixo e entulho.
O motorista Zilvando Rocha Santos, de 59 anos, costuma fazer caminhada com a esposa. Ele conta que a situação de abandono começou em setembro, quando a última roçada da grama teria sido feita.
“É um local muito bom, bom para se caminhar. As pessoas vinham aqui, mas estão se afugentando, estão saindo, devido à degradação”, afirma.
INSEGURANÇA
Além do mato alto, os frequentadores reclamam da falta de segurança: itens de iluminação, as torneiras dos bebedouros e peças dos equipamentos da academia foram furtados. O local também tem se tornado ponto para o consumo de drogas.
A operadora de caixa, Cláudia Lúcia Dorofei, 41, conta que tem medo de frequentar o espaço. Segundo ela, por conta desta situação, tem feito exercício físico apenas em uma escada que fica próxima a entrada do local.
“Eu utilizava mais, mas, hoje, dá medo de fazer caminhada em meio a esse mato”, afirma.
Para o inspetor de qualidade, Ulisses Alves da Silva, 36, a situação está precária. “À noite a gente nem frequenta por conta disso. Durante o dia, a gente caminha, mas sempre com medo por conta do mato alto, e ninguém cuida”, avalia.
FALA, PREFEITURA
Procurada, a secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informou que a limpeza da área mencionada está na programação dessa semana, e que “também já está sendo averiguada a reposição dos itens mencionados e demais demandas da população que utiliza a área”.
WHATSAPP DO ON
Seu endereço está com o mesmo problema? Seu bairro precisa de atenção? Participe enviando sua reclamação e sugestão de reportagem para o WhatsApp do acidade on. O telefone é o 16-9-9151-3088.