As queimadas que vêm ocorrendo nas últimas semanas em Araraquara e região trazem uma série de incômodos à população e um dos principais é o efeito prejudicial da fumaça para a saúde. A médica pneumologista Renata Arbex diz o que pode ser feito para reduzir esses efeitos. “Lavar o nariz com soro fisiológico é uma medida barata e efetiva, que diminui uma série de consequências que a poluição pode causar”, explica a médica.
Ela lembra que o mais correto é evitar que a fumaça chegue aos ambientes, com medidas simples como deixar portas e janelas fechadas e os ambientes climatizados e umidificados. “É preciso evitar zonas com muita fumaça, pois ela pode queimar as vias aéreas, trazendo uma situação de emergência médica”, explica.
MÁSCARA
Outra medida que traz benefícios para minimizar os efeitos da poluição é a utilização de máscaras, sendo a mais eficaz a máscara NFP2, que foi muito usada na pandemia de Covid. “Essa é a que mais protege, mas pode ser também outra máscara com um pouquinho de água para umidificar o nariz”, acrescenta.
A médica lembra ainda que é importante sempre manter o ar condicionado de casa limpo e lembrar de trocar o filtro do ar condicionado dos carros, além de utilizar umidificadores veiculares.
DANOS PARA O CORPO
Renata informa que existem trabalhos científicos atestando que a poluição traz danos não somente às vias aéreas superiores e inferiores, como nariz e pulmões, mas também aos olhos e ao sistema cardiológico.
“Aumenta as chances de infarto, acidente vascular cerebral, arritmias e outras doenças relacionadas à exposição e inflamação que a poluição causa no nosso corpo, além de risco de câncer”, conclui a médica.