Depois de dois dias e meio trabalhando apenas com delivery, os mercados de Araraquara retomaram o atendimento presencial nesta quarta-feira (23), em Araraquara. Açougues, padarias, cerealistas, lojas de conveniência dos postos de combustíveis e comércio de hortifruti também reabriram.
A partir de agora e durante o lockdown, que vai até meia-noite do próximo domingo (27), os mercados e demais estabelecimentos que foram autorizados a abrir presencialmente poderão trabalhar das 6h às 20h, sendo proibido o consumo de alimentos no local.
É preciso também estipular um horário exclusivo para atendimento de idosos, limitar o número de consumidores no estabelecimento a cinco vezes o número de caixas abertos, organizar filas internas e externas com distanciamento entre dois metros e distribuição de senhas. Somente um membro da família poderá entrar, exceto em casos de acompanhamento de crianças ou pessoas com necessidades espciais.
Na manhã desta quarta-feira, os mercados de Araraquara estavam com movimento normal, com filas apenas para a distribuição de senhas e controle de entrada. “Eu me programei e tenho estoque em casa, mas vim hoje para ajudar um amigo que está sozinho com covid. Vou comprar frutas e levar para ele”, explicou a senhora Maria Helena Alvez, de 68 anos, que foi ao mercado nesta manhã.