Moradores de Araraquara reclamam do mato alto e descaso com as praças e áreas de lazer de diversos bairros. Mato alto, brinquedos quebrados, campo de futebol inutilizado, água jorrando pela torneira e até cabras pastando em estão entre as cenas vistas pela reportagem do acidade on, nesta quarta-feira (23), durante ronda realizada na cidade.
JARDIM TANGARÁS
A primeira parada da reportagem foi na praça Elias Damus, no Jardim Tangarás. No local, até cabras foram vistas pastando no mato alto, que tomou conta do lugar. A dona de casa Rosângela Lima, 56 anos, mora em frente à praça e pede uma solução.
“Precisa limpar e fazer ronda policial. Aqui está abandonado. Uma vizinha já achou escorpião, dá medo de aparecer cobra, pois tem muito mato alto. A gente reclama e ninguém faz nada. Tem as cabras que pastam aqui, e que são de um vizinho. Olha o tamanho da mata na praça, só pra elas isso é bom”, observou.
Além do matagal, Rosângela apontou que brinquedos foram furtados e até a energia elétrica já foi levada. “Ninguém frequenta a praça desse jeito, os brinquedos estão quebrados, tem lixo e está perigoso. A CPFL arrumou a energia mas temos que reclamar sempre”, contou.
MARIA LUIZA
A praça do Jardim Maria Luiza, localizada na Avenida Sargento Vital Maria Bueno Lopes, chama atenção pelo abandono. Um bebedouro jorra água e alaga o mato ao redor, formando poças d´água.
Fora o desperdício de água, há também a preocupação dos moradores com a epidemia de dengue na cidade. Já o mato alto impede as pessoas de utilizarem o espaço público.
Fernanda Fernandes, é dona de casa e moradora do Maria Luísa e lamentou que o único espaço de lazer do bairro está inutilizável.
“Faz tempo que a água está jorrando lá na praça, antes tinha brinquedo, mas quebraram tudo, inclusive a iluminação. Está tudo abandonado, não tem lugar para as crianças brincarem, a única quadra que tinha era essa. Como vão brincar num mato alto desse?”, apontou.
Para a dona de casa, a praça só fica bonita em época de eleição e a população tem que cobrar muito para algo ser feito.
“Espero que melhorem para nós usarmos a praça, as coisas só funcionam se a gente cobra, e os políticos só lembram das pessoas na época da eleição”, opinou.
FAVERAL E PALITEIROS
A praça do Faveral e a do Paliteiros, na Avenida Henrique Lupo, também não estão com o mato bem alto. Na Faveral, uma árvore caiu há alguns dias e ainda está em um canteiro da praça.
O QUE A PREFEITURA DIZ
Segundo nota da Prefeitura de Araraquara, o programa “Prefeitura nos Bairros” começou nesta terça-feira (22) com o trabalho de limpeza e zeladoria nas praças no Parque São Paulo e no Jardim Universal, simultaneamente.
“As equipes estarão nestes bairros até 1º de abril e, em seguida, partem para outras regiões. A previsão é permanecer por cerca de 10 dias em cada região. O cronograma será amplamente divulgado à medida em que as equipes avançarem para os bairros”, informou a nota.