Moradores do Jardim América, região Leste de Araraquara, reclamam do descarte irregular de lixo em plena via pública. Galhos de árvores, entulho, garrafas e até mesmo uma cama foram deixados no local, causando apreensão na vizinhança em meio à epidemia de dengue.
Quem tenta passar pela Rua Susumo Suzuki, entre a Avenida América e Santa Catarina, na divisa entre os bairros Jardim América e Parque Gramado, enfrenta dificuldade e divide a via pública com os inservíveis. Existem pontos onde a passagem é praticamente impossível.
“Faz dois anos aproximadamente que a Prefeitura veio e tirou, mas o pessoal continuou jogando, há dificuldade para os carros passarem na rua. Não tem condições, a rua está completamente tomada por lixo normalmente”, explicou o aposentado João Perez.
Com o acúmulo de lixo na rua, a vizinhança teme que apareçam animais peçonhentos, roedores ou que a situação contribua para agravar a epidemia de dengue na cidade. Até a última quarta-feira (16), Araraquara registrou 986 casos da doença – 309 em março.
Ao acidade on, o aposentado disse ter procurado a Prefeitura e vereadores, porém, não houve sucesso com o pedido para limpeza. Ele reforçou que o descarte irregular também segue acontecendo e que não suspeitam quem pode estar sujando a rua.
“Não foi resolvido e continuamos com o problema, seguem trazendo os entulhos, galhos de árvores cortadas e não sabemos quem é, pois eles vêm à noite, então acabamos vendo apenas no outro dia pela manhã”, finalizou João Perez.
O QUE DIZ A PREFEITURA?
Procurada, a Prefeitura informou que a região do Jardim América está no cronograma de serviço do programa Prefeitura nos Bairros, que vai ser lançado na próxima semana, envolvendo equipes da secretaria de Obras e Serviços Públicos e demais pastas.
“É um mutirão de limpeza e zeladoria que leva aos bairros serviços de retirada de entulhos e lixo de terrenos, tapa-buracos, poda de árvores e troca de lâmpadas queimadas, entre outros”, disse em nota.
Com relação ao descarte de entulho, a Prefeitura lamentou a postura de alguns moradores, já que 100% da cidade conta com serviço de coleta de lixo orgânico e de reciclados, além dos bolsões de entulho espalhados pelos bairros.
“A Prefeitura ainda trabalha e vai ampliar ações educativas para orientar a população sobre os problemas graves de saúde e ambientais causados pelo descarte irregular do lixo e conta com o apoio dos veículos de comunicação para essa conscientização extremamente importante”.
DIRETO DO ZAP
Você pode participar da coluna Direto do Zap. Tem problemas no seu bairro? Envie um WhatsApp para o número (16) 99151-3088. Mande áudio com seu nome completo e todas as informações. Faça fotos do local (utilizar sempre o celular deitado para fazer as fotos).