Uma nova operação da PM (Polícia Militar), realizada na tarde desta quinta-feira (13) no Rodoanel Norte-Oeste, no Jardim Botânico, em Araraquara, terminou com 14 autos de infração lavrados e uma motocicleta recolhida. A ação foi prejudicada pela chuva.
O objetivo da operação é garantir maior segurança no trânsito, reduzir a poluição sonora e coibir crimes. Ao todo, foram fiscalizadas 20 pessoas, oito automóveis e oito motocicletas, resultando na emissão de 14 autos de infração e no recolhimento de uma moto.
Apesar do tempo instável de hoje, a PM vem intensificando as blitze na cidade. Na quarta-feira (12), por exemplo, em outro ponto do mesmo Rodoanel Norte-Oeste, foram recolhidos cinco veículos e lavrados 22 autos de infração contra motoristas.
“Visamos à segurança viária e, principalmente, à preservação da vida, pois o trânsito registra muitos acidentes, muitas vezes causados por infrações. Nossa fiscalização busca prevenir tragédias”, explicou.
Juliana Genaro, 2ª Tenente da Polícia Militar
Entre as infrações mais comuns estão a ausência do cinto de segurança, o uso de celular ao dirigir, equipamentos inoperantes nos veículos, documentação atrasada e placas adulteradas. Em algumas abordagens, os condutores também foram flagrados portando drogas.
“Nas fiscalizações, conseguimos afastar pessoas que pretendem cometer ilícitos e, em alguns casos, realizar flagrantes. Podemos identificar veículos furtados ou roubados e até mesmo motoristas procurados pela Justiça”, afirmou.
Juliana Genaro, 2ª Tenente da Polícia Militar
Os veículos recolhidos geralmente apresentam irregularidades que comprometem a segurança viária. “Os principais motivos são a má conservação, como pneus desgastados atingindo o TWI (indicador de desgaste da banda de rodagem), e a documentação vencida”, acrescentou a autoridade policial.
Durante as recentes operações da PM em Araraquara, o efetivo contou com o reforço de 25 soldados em formação. Os novos policiais participaram das fiscalizações como uma espécie de estágio prático no 13º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior).
“Desde o retorno do Pelotão de Trânsito, realizamos diversos flagrantes de tráfico de drogas. Há três semanas, em um único bloqueio, apreendemos entorpecentes e prendemos um indivíduo com uma motocicleta roubada em Mogi Mirim. A fiscalização de trânsito tem trazido resultados expressivos na segurança pública”, finalizou.