O novo decreto municipal publicado neste sábado (26), proíbe a circulação de pessoas em Araraquara sem justificativa, das 20h às 5h.
Somente pessoas que prestam serviços permitidos e atividades escolares noturnas estão autorizadas.
Depois de 5 de julho, Araraquara volta a se adequar ao Plano São Paulo do Governo do Estado, com permissão de funcionamento das atividades das 5h às 21h e toque de recolher das 22h às 5h.
Araraquara se encontra em modelo rígido de restrição de circulação desde o último domingo (20).
A medida teve que ser adotada para conter o aumento da transmissão da covid-19 no município e, consequentemente, das internações e óbitos, enquanto se acelerava a vacinação da população contra o coronavírus.
ATIVIDADES ECONÔMICAS RETORNAM
Retornam ao atendimento presencial o setor de serviços em geral, shoppings, salões de beleza e barbearias, academias, escritórios, além dos estabelecimentos de abastecimento de alimentos, como supermercados, açougues, padarias, varejões, entre outros segmentos.
Todos devem seguir as regras sanitárias e de distanciamento estipuladas no decreto, incluindo uso obrigatório de máscaras.
Bares e restaurantes poderão atender presencialmente e também por take away, que é a retirada na porta, das 5h às 19h, também com regras sanitárias.
Já para delivery e drive-thru (no caso de restaurantes que já possuem essa estrutura), o horário será mais estendido: das 5h às 23h.
A força-tarefa que fiscaliza o cumprimento da legislação em vigor também vai continuar atuando nas ruas e a população deve colaborar neste enfrentamento da doença, evitando aglomerações, respeitando a restrição de circulação e, principalmente, usando máscaras corretamente, cobrindo boca e nariz.