O Centro Cultural e Assistencial Oficina das Meninas de Araraquara é uma entidade importante da cidade que atende meninas em vulnerabilidade social há 20 anos.
Todo ano, a instituição faz campanha de arrecadação de alimentos para cestas de Natal a serem distribuídas para as famílias dessas meninas-alunas.
Mais de 60 garotas de 6 a 17 anos são acompanhadas pela entidade no contra turno escolar, das 7 às 17 horas.
Café da manhã, almoço, banho e café da tarde são oferecidos, intercalando com aulas de dança, canto, esportes, artesanato, teatro e oficina de valores. O transporte é garantido pela Oficina.
A coordenadora do projeto, Rosimeire Regina de Souza, enfatizou que antes da pandemia o número de meninas atendidas era maior, em torno de 100.
“Temos uma demanda alta com prioridade que passa pela Assistência Social, mas o pedido é grande. Essas crianças precisam ter um lugar para ficar, já que muitas vezes acabam ficando nas ruas ou locais onde poderiam ser abusadas. É necessário esse trabalho e atendimento, porém, gostaríamos de receber muito mais meninas. O espaço é grande, mas há dificuldades financeiras para manter um local como esse”, apontou.
UM SONHO POSSÍVEL
Rosimeire lembrou que o projeto começou de um sonho de dona Adélia Belloti Privato, em 2002, e hoje é uma atividade complementar à escola trazendo conhecimento, cultura, esporte, lazer e preparando as meninas para o mercado de trabalho.
A maioria das meninas vem de regiões periféricas de Araraquara, criadas por mulheres que também são chefes de família.
“Atendemos Araraquara toda, com perfil de família baixa renda. Essas meninas são criadas por mulheres que são provedoras do lar, algumas vêm por indicações do CRAS e Assistência Social. Damos todo o apoio, o trabalho é feito de forma muito séria e funciona. A ideia da fundadora é ter uma oficina para que elas possam ter uma vida diferente do que têm na família, com mais acesso a cultura, educação, esporte e qualidade de vida melhor”, apontou.
DIFICULDADES
A entidade faz campanhas permanentes de arrecadação de alimentos e no Natal não é diferente. Caixas de arrecadação estão espalhadas por vários pontos da cidade e a própria sede é um local para doações.
A coordenadora enfatizou que outra forma de colaborar é através da Nota Fiscal Paulista ou pelo imposto de renda.
“Importante falar que precisamos de doações de empresas parceiras, ou pessoas físicas, por exemplo, pelos impostos de rendas, reverter para as instituições da cidade, assim como a nota fiscal paulista para ajudar as instituições. Converse com o contador e veja como funciona, o pouco de cada um faz muito pelo outro. Qualquer ajuda é bem vinda”, frisou.
NATAL
Todo o mês de dezembro, as meninas se preparam para uma apresentação de teatro, canto e dança. A coordenadora comentou que é um dos momentos mais importantes para elas.
“A apresentação traz autoestima e muita alegria para elas, é um momento muito importante”, contou.
Neste ano a peça encenada será “Treinando o Saber”, onde temas como pedofilia serão abordados, entre outros.
Antes da pandemia da covid-19, as apresentações eram realizadas no Teatro Municipal ou no Centro de Convenções de Araraquara (Cear). Porém, neste ano, a peça será encenada na própria entidade, restrita aos familiares.
COMO AJUDAR?
A Oficina das Meninas fica na Rua Padre Manoel da Nobrega, 552 – Parque Alvorada /Telefone:(16) 3322-6232
Número para imposto de renda e nota fiscal paulista : CNPJ 05.076.313/0001-47