Araraquara pode registrar 41°C logo no início da tarde desta terça-feira (14). A cidade continua sob a influência de uma onda de calor intenso que afeta 14 estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, na região sudeste.
As temperaturas estão elevadas mesmo à noite e durante a madrugada, quando tendem a cair. Nas primeiras horas do dia, por exemplo, os termômetros já marcavam 25°C.
Além das altas temperaturas, o tempo continua seco pela ausência de chuva. A umidade relativa do ar pode atingir 11% entre a tarde e a noite – o índice ideal é de 60%, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), do ministério da Agricultura e Pecuária, classificou a onda de calor como “grande perigo” e risco à saúde. O alerta foi estendido até a próxima sexta-feira (17), com temperaturas 5 °C acima da média.
Na quarta-feira (15), pode chover em Araraquara, mas as temperaturas continuam acimas da média. A cidade pode ter pancadas de chuva à tarde, porém o volume previsto é de apenas 5 milímetros.
Já as temperaturas devem ficar entre 23°C e 40°C, e a umidade relativa do ar entre 10% e 65%.