O outono 2022 começa às 12h33 deste domingo (20) e segue até 21 de junho.
A nova estação é marcada pela transição do clima quente e chuvoso do verão com o clima frio e seco do inverno.
A estação terá influência do fenômeno La Nina – marcada pelo resfriamento anormal das aguas do oceano pacifico equatorial.
A previsão para o Estado de São Paulo é de que os primeiros dias do outono sejam marcados por chuvas fortes, devido a passagem de duas frentes frias.
Essas frentes trazem massas de ar frio de origem polar com potencial para causar queda de temperatura bastante acentuada.
ABRIL
O mês de abril terá pouca chuva no estado de São Paulo. Não há previsão de frio intenso, mas o excesso de umidade e de nuvens no leste do estado vão trazer dias com baixa insolação e sensação de frio.
MAIO
Durante o mês de maio chegam as primeiras ondas de frio de forte intensidade sobre o estado de São Paulo. Naturalmente as quantidades de chuva para este mês já são baixas. A chuva de maio de 2022 ficará concentrada em poucos dias do mês, causadas pela passagem de frentes frias.
JUNHO
O mês de junho pode surpreender com uma quantidade de dias úmidos acima do normal. As médias de chuva para junho no estado de São Paulo já são baixas, mas por causa dessa convergência de umidade excepcional, o centro- norte de São Paulo.
Durante o mês de junho, massas de ar frio de forte intensidade passam pelo estado de São Paulo causando acentuada queda de temperatura.