Um estudo realizado por estudantes da Faculdade de Medicina da Univerdade de São Paulo (FM-USP) e publicado na revista Cardiology and Cardiovascular Medicine mostrou que pessoas que tiveram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) têm maior risco de também sofrer um episódio de infarto.
Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, isso acontece, pois ambos os problemas são espectros da mesma doença, a aterosclerose. “Uma condição caracterizada pelo entupimento de alguma artéria do coração, causando o bloqueio da passagem de sangue e ocasionando infartos, derrames e até mesmo morte súbita.”
O estudo da USP ainda alerta que o inverso também pode acontecer, com pessoas que tiveram um infarto se mostrando mais suscetíveis a um AVC. “Para chegar a essas conclusões, a pesquisa avaliou o escore de cálcio de 120 pacientes, o que possibilitou identificar o risco de doenças a partir da visualização do interior das artérias”, diz Dr. Yuri.
Entre os grupos de risco mais afetados por esses problemas estão as pessoas que possuem pressão alta, colesterol elevado, diabetes e idosos, mas especialmente aqueles que também têm um histórico de algum evento do tipo no passado.
“Dessa forma, a melhor maneira de impedir o surgimento ou complicações dessas doenças continua sendo a realização regular de exames cardiológicos, a manutenção de um estilo de vida saudável, evitando o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, além de manter uma prática constante de atividades físicas”, orienta o cardiologista.