Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Araraquara ganha geladeira comunitária para atender pessoas com câncer

Equipamento será o segundo instalado na cidade e o primeiro voltado para pacientes oncológicos

| ACidadeON/Araraquara

 

Elza começou o projeto com o filho Ednan Piage (Claudio Dias/ACidadeON)

Há quase um ano e meio Araraquara conta com uma geladeira comunitária instalada na padaria do empresário Ednan Dalle Piage, em frente à Praça do Faveral, na região da Vila Harmonia e Santa Angelina.

A ideia do projeto é receber alimentos para que moradores de rua tenham o que comer. Mais de 200 refeições são servidas por dia, tudo fruto de doações de pessoas comuns que compartilham o que sobra em casa e também da solidariedade de alguns empresários e donos de restaurantes.

A boa notícia é que o projeto cresceu e nas próximas semanas uma nova geladeira estará funcionando na cidade e voltada para atender pacientes oncológicos e seus acompanhantes.

A nova geladeira comunitária ficará no estacionamento da Sicredi, em frente ao Centro Oncológico de Araraquara e Região (Cora), que funciona nos fundos da Santa Casa de Araraquara, na Rua Carlos Gomes, a Rua Seis, no Centro.

"É uma alegria ver o projeto de a Geladeira Comunitária dar frutos. A nossa intenção sempre foi ter mais geladeiras na cidade e conversando com as meninas (dos grupos Embaixatrizes do Bem e Chá de Lenços) elas relataram que estavam precisando muito e nós tentamos vários lugares, mas só agora conseguimos fechar o local", disse Dalle Piagge.

A diretora de escola, Eliana Tolói, é uma das voluntárias que buscam viabilizar o projeto. Segundo ela, tanto as pessoas que vem para Araraquara para se tratar quanto os seus acompanhantes sofrem muito com as horas de espera no Cora.

"Muita gente vem de fora, cinco manhã, vai embora às sete, oito da noite e lá não tem alimento, alguns até desmaiam. Nós tentamos colocar lá mesmo no Cora e eles não consentiram e aí o pessoal da Sicred se dispôs a ajudar então vai ser lá", comemora.

A primeira Geladeira Comunitária recebe alimentos como arroz, feijão, saladas, pães, carnes prontas para consumo, entre outros alimentos. Já o equipamento que será instalado em frente ao Cora terá uma característica diferente, de acordo com Eliana. "Vamos oferecer comidas mais leves para as pessoas que fazem quimioterapia. Teremos água de coco, sucos, gelatinas, Yakult, saladas de frutas, frutas entre outras coisas.

Os voluntários já começaram a recolher alimentos. "Estamos pedindo bolacha, bolacha salgada, biscoitos de polvilho, garrafinhas de água, água de coco, Yakult e mais pra frente frutas e gelatina. Este é o primeiro passo, depois as pessoas podem fazer a doação normalmente lá mesmo", explicou Eliana Tolói.

Doações

As doações para a geladeira do Cora não estão sendo recebidas na Geladeira Comunitária da Praça do Faveral. Essas doações devem ser feitas diretamente às voluntárias responsáveis pelo novo equipamento, Eliana Tolóio e Valéria Lollato. Elas estão comprometidas a buscar na casa dos doadores.

Telefones para contato

99784-8688 - Eliana Toloi
99223-5356 - Valeria Lollato


Veja também