Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Homem denuncia invasão em aplicativo e pedido de dinheiro a amigos

Vítima disse que amigos receberam orientações para fazer depósitos em contas de Mauá e São Paulo

| ACidadeON/Araraquara

Vítima disse que aplicativo foi invadido e criminosos pediram dinheiro a amigos (Foto: Divulgação/Pixabay)

Um homem, de 32 anos, procurou a Polícia Civil nesta segunda-feira (26) para denunciar um crime que tem se tornado comum: a invasão de aplicativos de mensagens. O caso foi registrado no 3º Distrito Policial e será investigado.  

À Polícia, o rapaz disse que não consegue acessar seu perfil em um aplicativo para troca de mensagens e que, além disso, tem recebido informações por amigos, de que estão entrando em contato para pedir que sejam feitos depósitos em contas abertas nas cidades de Mauá e São Paulo.  

Dicas de segurança
Segundo a professora do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP) de São Carlos, Kalinka Caselo Branco, as invasões de celulares, tabletes e computadores acontecem principalmente por meio de solicitação de números que chegam por SMS e por acesso de QR Code.  

Por isso, a orientação é nunca enviar códigos de segurança, manter a rede de segurança do celular atualizada e não abrir links que chegam pelas redes sociais.  

Além disso, de dois em dois meses, a orientação da especialista é trocar as senhas de todas as contas e evitar senhas que podem ser descobertas com facilidade, como datas comemorativas, nomes de parentes e nomes de animais de estimação.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON