Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Araraquara registra queda de 42,8% nas ocorrências de roubo de veículos

Na comparação entre janeiro e julho do ano passado, foram nove casos a menos; dados são da SSP

| ACidadeON/Araraquara

Queda, segundo PM, teria sido causada por aumento no efetivo policial. (Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)

O número de ocorrências de roubo de veículos caiu 42,8% na comparação entre o mesmo período - meses de janeiro a julho deste ano com os números de 2018. Ao menos isso é o que indica os dados divulgados, nesta segunda-feira (26), pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.  

Segundo o órgão, no ano passado foram registradas 21 ocorrências de roubo de veículos na cidade, frente as 12 deste ano. O mesmo ocorre com os números de furtos de veículos, que registram queda, porém, mais tímida, de 5,6%, ou seja, sai de 172 casos em 2018, para 170 em 2019.  

Na análise do coordenador operacional do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), Major Rogério dos Reis, a redução no número de crimes está diretamente ligada ao aumento de efetivo policial nas ruas, além do planejamento que é feito diariamente para coibir a ação de criminosos na cidade.  

"Houve redução em toda a área do Batalhão, mas aqui nós conseguimos neste período, em razão do recebimento de efetivo, aumentar nossa capacidade de policiamento com algumas ações, como o pelotão da Rocam [policiamento com motos], que dá agilidade nos corredores comerciais, base móvel na região do comércio e estabelecemos a Degem [policiais trabalham em horário de folga]", explica.  

13º Batalhão da Polícia Militar é responsável pela segurança em quase 20 cidades

Outro ponto abordado por Major Rogério é a importância do registro das ocorrências, pois, segundo ele, ajudam a melhorar o trabalho da Polícia Militar no ajuste da estratégia de combate ao crime e até redirecionamento de equipes no dia a dia.  

"Orientamos sempre o registro [da ocorrência], porque não registrar nos atrapalha. Chamamos de subnotificação e ela é prejudicial. Trabalhamos em cima dos registros para formatar o que chamamos de cartão de prioridade de policiamento. Óbvio que o policiamento contempla toda a cidade, mas dentro da análise do que está acontecendo à gente também direciona àquelas áreas problema", afirma.  

Rogério enfatiza a importância da colaboração do cidadão com o trabalho policial e ressalta meios como o programa "Vizinhança Solidária", que atualmente conta com somente na área da 3ª Companhia de Polícia Militar com 17 grupos em aplicativos de mensagens.  

"Em Araraquara hoje nós temos bastantes grupos, principalmente na área da 1ª e 3ª Companhia, com participação colaborativa da população em que ela passa a interagir e se relacionar. Trazem resultados interessantes, nossos grupos se fortaleceram muito e essa participação da comunidade também colaborou para este desempenho nos números", finaliza.  

Patrulhamento com motos contribui para agilizar atendimento de ocorrências.

Dicas de segurança
Ao ACidade ON Major Rogério lista cinco passos simples para contribuir com o trabalho da Polícia e evitar ocorrências de furtos e roubos em veículos na cidade:
1 - Certificar sempre que o veículo está fechado;
2 - Ter dispositivos de segurança é importante, como por exemplo, a instalação de alarmes;
3 - Evitar deixar o veículo estacionado em locais sem iluminação, pois facilita a ação do criminoso;
4 - Evitar deixar no interior do veículo objetos de valor, como por exemplo, bolsas, carteiras, laptop, dinheiro e celular;
5 - Ao notar atitudes suspeitas próximo a veículos acionar o telefone 190, pois isso pode ajudar a evitar a ação criminosa e pode ser feita anonimamente.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON