- Publicidade -
CotidianoPopulação de bairro em Américo Brasiliense está preocupada com a presença de escorpiões

População de bairro em Américo Brasiliense está preocupada com a presença de escorpiões

Bueiros entupidos com lixo estão facilitando a proliferação do animal pelo bairro

- Publicidade -

 

 Bairro Jardim Maria Luiza registra aparecimento de escorpiões (Foto: Reprodução/EPTV)  Bueiros sem a devida limpeza ajudam a proliferar os escorpiões (Foto: Reprodução/EPTV)

Moradores da Avenida Ana Pinto Santa Maria, no Jardim Maria Luiza, em Américo Brasiliense, relatam o aparecimento frequente de escorpiões no local. Bastante presente nos centros urbanos nesta época do ano, estes animais peçonhentos são discretos e noturnos, porém, em alguns casos, uma picada de escorpião pode levar ao óbito.

- Publicidade -

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), entre janeiro e abril deste ano, o município registrou 45 notificações e 9 acidentes relacionados a escorpiões. Em 2022, no mesmo período, foram 65 notificações e 13 acidentes. Apesar da queda, o número ainda preocupa.

A aposentada Maria José Lopes de Oliveira mora há 17 anos no Jardim Maria Luiza, em frente a uma área verde, e demonstra indignação com a quantidade de escorpiões que apareceram nos últimos tempos. “Meu marido pegou uma toalha para enxugar o rosto e ele [escorpião] estava grudado nela. De uns 30 dias pra cá, já foram uns quase 20 escorpiões pegos aqui”, contou ela em entrevista à EPTV.

Apesar da Prefeitura ter feito a limpeza da área verde recentemente, os bueiros acumulam lixo e sujeira. Pedro Gonçalves de Oliveira, aposentado e casado com a Maria, até tenta limpar o bueiro que fica em frente da sua casa, mas não consegue fazer isso com os demais da rua. Ele pede ajuda à população e ao Poder Público.

 Bueiros sem a devida limpeza ajudam a proliferar os escorpiões (Foto: Reprodução/EPTV)

“Os outros [bueiros] estão todos sujos, só esse fica limpo porque faço a limpeza e não deixo sujar. Geralmente, esse lixo vem porque a água [da chuva] traz e aí entope e ninguém vem limpar”, disse o aposentado.

Ronaldo Franco, chefe do setor de zoonoses da cidade, explica que bueiros sujos podem atrair escorpiões, visto que esses animais peçonhentos se alimentam, principalmente, de insetos como baratas. “Os escorpiões gostam de alta incidência de umidade e calor. Então, ele é proveniente e convive na rede de esgoto. Através da rede de esgoto eles têm contato nas nossas residências por meio de ralos, sifões irregulares, tanques que não vedados e caixas de gordura que são mal calafetadas”, alerta.

- Publicidade -

Apesar do ocorrido não ter sido em Américo Brasiliense, a dona de casa Tatiana Gonçalves Santos conta que já foi picada por um escorpião. Ela ressalta a importância de se verificar as roupas guardadas, lugares escondidos com mofo e umidade, pois podem abrigar os animais. “É um perigo. Temos que tomar cuidado”, completa.

Sobre a situação dos bueiros do Jardim Maria Luiza, Ronaldo destaca que encaminhará ao setor competente. “Após levantamento, nós estaremos norteando, fazendo uma varredura em toda a região, documentando isso e abrindo um memorando direto para outros setores. Fazer esses apontamentos específicos, que são restos de entulho que estão disseminando e facilitando a proliferação de escorpião pelo bairro”, pontua.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -